Mesmo com chuva, reservatórios registram queda em São Paulo

O nível do reservatório do Sistema Cantareira caiu neste domingo (23), ao passar de 9,6% para 9,5% de sua capacidade, já contando com a segunda cota da reserva técnica, mesmo com a chuva de 7,7 milímetros (mm) que atingiu a área do reservatório ontem (22). Os dados foram divulgados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Tubuilações instaladas para acessar reserva técnica

No Guarapiranga, também houve queda de 32,6% para 32,3%. No sistema Alto Tietê, o nível passou de 6,2% para 6,1%, mesmo com a chuva de 2,2 mm.

No Alto Cotia, o volume acumulado permaneceu em 28%. No Rio Grande, o nível baixou de 64% para 63,8% e, no Rio Claro, de 32,6% para 31,9%.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tarde e o início desta noite em São Paulo dever registrar muitas nuvens e algumas pancadas de chuva com trovoadas isoladas entre o norte e o nordeste (especialmente na divisa com Minas) e parte do centro-leste do estado.

De acordo com o Inmet, a frente fria de baixa intensidade que está no estado de São Paulo se afasta para o oceano, e o canal de umidade (com vento quente e úmido de norte) continua a favorecer pancadas de chuva no estado.

No sul e leste, a nebulosidade predomina, mas a instabilidade diminui, sol fraco pode aparecer brevemente e a chuva ocorre de forma esparsa, fraca e isolada, com temperaturas mais amenas devido ao vento mais ameno marítimo. Na capital a temperatura varia entre 19 graus Celsius (°C) e 25° C.

Entre terça e quinta-feira, o ar fica bastante úmido no estado. O tempo fica abafado e instável com muitas nuvens, breves aberturas de sol e pancadas de chuva com trovoadas no decorrer do período. Na quinta-feira as temperaturas sofrem leve declínio no estado.

Fonte: Agência Brasil