Ministérios promoverão Jogos Mundiais Indígenas no exterior

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e o Ministério do Esporte fecharam parceria para incluir os Jogos Mundiais Indígenas no calendário de ações do Brasil como destino turístico de 2015.

Jogos brasileiros dos povos indígenas. Foto: Mila Petrillo/Ag. InterTribal.

Os jogos, marcados para setembro, serão destaque na Feira Internacional de Turismo (Fitur), evento que ocorre em janeiro na Espanha, e nas demais ações previstas até agosto.

“Esses jogos contribuem também para a afirmação da identidade cultural indígena”, afirmou Ricardo Cappelli, secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, após reunião com o presidente da Embratur, Vicente Neto.

“O sucesso da Copa do Mundo já demonstrou nossa capacidade de realizar grandes eventos esportivos. Os jogos indígenas reafirmam o Brasil como um país preocupado com a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente e diversidade étnica. Além de valorizar a riqueza cultural dos povos indígenas, os jogos ajudarão a promover outros segmentos do turismo como o ecoturismo e o turismo de aventuras”, destacou Vicente Neto.

Para o presidente da Embratur, o torneio, com competições típicas como a corrida de toras e o futebol de cabeça (xikunahati), é também uma forma de mostrar a diversidade do Brasil. “Essa parceria, que conta também com a participação do governo local, ajuda a consolidar os eventos esportivos como importante plataforma do turismo.”

A expectativa da prefeitura de Palmas (TO), sede dos Jogos Mundiais Indígenas, é que 100 mil pessoas circulem pela cidade durante os 10 dias de evento, movimentando em torno de R$ 50 milhões, entre a rede hoteleira, restaurantes, bares, trade turístico e comércio.

Jogos Mundiais Indígenas

Os I Jogos Mundiais Indígenas acontecerão em Palmas, capital de Tocantins, em setembro de 2015. Os Jogos dos Povos Indígenas surgiram no Brasil em 1996 em Goiânia, iniciativa do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, com apoio do Governo Federal. Desde então, 13 edições nacionais já ocorreram. Agora, com participação já confirmada de 23 países, será a primeira vez que os jogos acontecem em âmbito mundial.

Além dos indígenas das Américas, também estarão presentes os povos da Austrália, Japão, Noruega, Rússia, China e Filipinas. Do Brasil, cerca de 22 etnias devem participar da competição. Apenas no Tocantins existem sete etnias com uma população de aproximadamente 10 mil pessoas.

Estão previstas disputas nas seguintes modalidades: tiro com arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, corrida de velocidade rústica (100m), canoagem rústica tradicional, lutas corporais, futebol de campo, natação e atletismo.

Fonte: Instituto Brasileiro de Turismo