Dia da Consciência Negra será celebrado com shows e feiras

Criado em homenagem a Zumbi, escravo que, morto em 20 de novembro de 1695, foi o líder do Quilombo dos Palmares e se tornou um dos maiores símbolos da luta contra o preconceito racial no Brasil, o Dia da Consciência Negra é celebrado com uma programação que resgata elementos da cultura negra, com atividades espalhadas por todos os cantos da capital paulista. Em 2014, não faltarão atrações para os amantes da música, da dança, do teatro e de outras manifestações artísticas.

- Marco Antônio Silva (Marcão)

No terraço do Museu da Casa Brasileira, por exemplo, a cantora guineana Fanta Konatê, acompanhada da Troupe Djembedon, apresentará um espetáculo de música e dança, com início às 11h e entrada gratuita. O show reunirá o tradicional tambor africano aos elementos do jazz e de outros estilos musicais.
Já o Museu Afro Brasil receberá, também às 11h, apresentação da cantora norte-americana Toni Blackman, uma das mais proeminentes artistas da atual cena do hip hop, que subirá ao palco acompanhada da DJ Simone Lasdenas. Serão ainda realizadas, ao longo de todo o feriado, visitas guiadas por educadores do Museu, que reúne mais de cinco mil obras que representam a evolução da cultura africana e afro-brasileira.

O MIS – Museu da Imagem e do Som, por sua vez, vai mergulhar fundo no universo do samba com o projeto Samba, Chorinho e Cachaça, no qual, junto a uma degustação de comida baiana, o grupo Prato Principal tocará clássicos de Dorival Caymmi, Paulinho da Viola, João Nogueira, entre outros. 

O Sesc Pompeia, que já vem comemorando o Mês da Consciência Negra com o projeto Na Raiz, contemplando atividades como aulas abertas e bate-papo, não vai ficar de fora desta festa. A partir das 18h, os grupos Kolombolo e Partido na Cozinha irão se encontrar para uma roda de samba com o público da unidade.

Outros importantes espaços culturais de São Paulo, como o Museu do Futebol, a Casa das Rosas e as Fábricas de Cultura também contarão com uma programação especial. 

Infraestrutura da SPTuris 

Alguns dos eventos comemorativos do dia 20, contarão com a infraestrutura da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de eventos e turismo).
O maior deles, organizado pela Secretária de Promoção da Igualdade Racial, acontecerá no Anhangabaú, das 11h à 0h, e contará com apresentações de grupos musicais brasileiros e internacionais como Inner Circle, Keziah Jones, DJ Hum, Lady Zu e Paulinho da Viola. Terá também show "Homenagem ao Buena Vista Social Club e a Ibrahim Ferrer" com a participação de Ibrahim Ferrer Junior, Fernando Ferrer e Marina de La Rivaalém. Feira de artesanato, com o tema da igualdade racial, e feira de alimentação também vão fazer parte da comemoração, que contará com 15 mil pessoas.

Serviço:


Fanta Konatê e Troupe Djembedon
Horário: quinta, às 11h.
Local: Museu da Casa Brasileira.
End.: Avenida Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano – zona Oeste – São Paulo. 
Grátis.


Toni Blackman e DJ Simone Lasdenas


Horário: quinta, às 11h.
Local: Museu Afro Brasil.
End.: Avenida Pedro Álvares Cabral – Ibirapuera – zona Sul – São Paulo. 
Grátis.



Samba, Chorinho e Cachaça
Horário: a partir das 14h.

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som 

End.: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – zona Oeste – São Paulo. 
Grátis.

Samba de Roda com Kolombolo e Partido na Cozinha

Horário: quinta, às 18h. 

Local: Sesc Pompeia. 
End.: Rua Clélia, 93 – Vila Pompeia – Zona Oeste – São Paulo.
Grátis.
Fonte: Site da Prefeitura de São Paulo

Fonte: Site da Prefeitura de São Paulo