Wevergton Brito Lima: Pedreiro não é Deus

A OAB-RJ vai pedir nesta sexta-feira (14) o afastamento imediato do juiz João Carlos de Souza Corrêa, que processou a agente Luciana Silva Tamburini por resistir ao famoso “sabe com quem você está falando”? O juiz ficou particularmente revoltado por Luciana ter dito que “juiz não é Deus”.

Por Wevergton Brito Lima*, especial para o Vermelho

Operação Lei Seca. Foto: Marcos de Paula/AE

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) emitiu nota, assinada por seu presidente, condenando a OAB-RJ. A AMB, que várias vezes se arvora em defensora da moralidade, parece que só se preocupa com a moralidade alheia. Caí bem aqui o conselho do evangelista Mateus: “Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás ver com clareza para tirar o cisco do olho de teu irmão”.

Imaginemos a seguinte cena: um pedreiro está em seu fusca quando uma fiscal da Lei Seca para o veículo e pede, educadamente, documentos e depois que ele se submeta a um teste no “bafômetro”.

O pedreiro fica indignado: Minha senhora – diz ele – a senhora sabe com quem está falando?

A fiscal: Não.

O pedreiro, de forma um tanto agressiva: Marcos Antônio Neto, e se a senhora não sabe, fique sabendo que sou PE-DREI-RO!

A fiscal não sabe o que dizer: Mas seu Marcos (…)

O pedreiro interrompe impaciente: Não tem “mas” nem meio “mas”. Me diz uma coisa: quantas vezes a senhora precisou diretamente da presidenta da república, tipo assim: vou ligar agora pra Dilma para ela resolver meu problema, quantas vezes isso aconteceu?

A fiscal: Nunca é claro…

Pedreiro: E quantas vezes precisou da ajuda de um desembargador, ou de um juiz?

Fiscal: Uma vez precisei de um juiz no meu processo de divórcio…

Pedreiro: Apenas uma vez em toda sua vida! E de pedreiro, precisou quantas vezes?

Fiscal rindo: Inúmeras.

Pedreiro, estendendo as mãos: Veja minhas mãos, olhe, pegue.

Fiscal: Nossa, muito calejadas.

Pedreiro: Isso é de tanto levantar parede, laje, para dar uma vida digna a minha família. Acordo todo dia as cinco, muitas vezes perco sábados e domingos com a mão no cimento e na pá e em um dia raro em que saio cedo e amanhã vou poder dormir até tarde não posso tomar uma cachaça?

Fiscal: Mas veja…

Pedreiro, interrompendo mais uma vez: Olhe em volta minha senhora, todos estes edifícios, toda a grandiosidade de uma metrópole seria possível sem o pedreiro? Fora que a cachaça hoje é um item importante de exportação. Eu estou ajudando a equilibrar nossa balança comercial!! E a senhora agora quer rebocar o meu fusca?

Fiscal, calma mas enfática: Espere um pouco, escutei o senhor com atenção e agora o senhor vai me ouvir. O senhor tem toda a razão de ter orgulho de sua profissão. É uma profissão nobre e importante, mas diante da lei, o senhor é igual a qualquer cidadão. Alguns anos atrás parei um famoso Senador da República que estava doidão ao volante. Tudo bem, ele não era pedreiro, mas era Senador o que também não deixa de ter importância, e nem por isso ele foi aliviado por mim ou por meus colegas.

Tomar um uísque, uma cerveja ou uma cachaça não é crime, ainda mais quando ajuda a equilibrar a balança comercial, mas o que não pode é beber e dirigir pois isso coloca a sua vida e a vida de terceiros em risco. O senhor é pedreiro tudo bem, mas Pedreiro não é Deus.

Marcos escutou atentamente o discurso e depois de hesitar um instante respondeu: Bom… a senhora tem razão. Mas vamos fazer o seguinte. Não precisa bafômetro não, reboca logo meu fusca pois pelo que bebi de cachaça a balança comercial brasileira vai ter um bom lucro este mês.

Moral da história: Se um jornalista ou, digamos, um dentista, ao ser parado na blitz da lei seca não sai do carro dizendo: “sabe com quem está falando, sou um dentista especializado em prótese!”, porque um juiz pode usar deste artifício? A resposta é simples: o juiz que age assim se considera mesmo acima do bem e do mal. Isso significa condenar todos os juízes e “estigmatiza-los”, como pretende a AMB? Claro que não. Juízes são tão importantes quanto, por exemplo, pedreiros, psicólogos, médicos, cada um em sua função.

Derrotar o “sabe com quem você está falando” é fundamental para a construção de uma sociedade cada vez mais democrática. Está certa a OAB-RJ e está errada a AMB que de novo afunda no mais raso corporativismo e na mais cínica hipocrisia.

*Jornalista, secretário estadual de Comunicação do PCdoB-RJ e membro da comissão nacional de Comunicação.