Evento discute diversidade religiosa e direitos humanos

A Secretaria-Geral da Presidência da República e a Fundação Joaquim Nabuco promovem nesta quinta e sexta-feira (13 e 14), o Encontro Nacional das Oficinas Deliberativas Diversidade Religiosa e Direitos Humanos.

Diversidade - Reprodução

O evento acontece no auditório do Centro de Capacitação e Desenvolvimento (Cecad), na Presidência da República, em Brasília.

O encontro é a etapa final do processo das oficinas sobre inserção e contribuição dos grupos religiosos para um diálogo nacional sobre diversidade religiosa e direitos humanos.

A iniciativa envolveu universidades, organizações da sociedade civil, militantes de direitos humanos e ONGs e contemplou a realização de nove oficinas nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

A metodologia adotada foi a de oficina deliberativa, que permite aos participantes analisarem um problema (normalmente uma questão de relevância pública e polêmica) a fundo, expor-se a diferentes pontos de vista, experiências e concepções de mundo, e buscar definir ao menos uma agenda afirmativa de diálogo.

As atividades demandaram apenas o conhecimento de sua própria organização ou tradição religiosa e a disposição para participar de diferentes modalidades de diálogo.

Fonte: Secretaria Geral da Presidência da República