Comissão Política do PCdoB/RJ debate resultados das eleições 2014

Destacar quais são os desafios do PCdoB/RJ a partir da quarta vitória do povo, com a reeleição da presidenta Dilma Rousseff, e da reeleição das deputadas comunistas Enfermeira Rejane, para a Assembleia Legislativa do RJ, e Jandira Feghali, para a Câmara dos Deputados, foi o principal tema da reunião da Comissão Política, realizada na tarde desta sexta-feira (7).

A reunião marcou o início do debate sobre o balanço das eleições e não foi conclusiva. Em 24 de novembro (segunda-feira), às 14h, a Comissão Política voltará a se reunir. Na ocasião, a luz da reunião do Comitê Central, um documento deverá ser apresentado. Em seguida o texto seguirá para aprovação do pleno do comitê estadual, que se reunirá dias 28 e 29 de novembro na sede estadual do Partido.

Segundos os presentes no encontro desta sexta, o grande desafio do momento é manter viva a mobilização que tomou as ruas no segundo turno e que levou Dilma à vitória. Neste sentido ganhou relevância a construção de uma campanha nacional e de massas pela Reforma Política e da Comunicação.

003

“É fundamental que todo Partido se mobilize para lutar pelas reformas democráticas. Façamos nós os conselhos populares para assumir as bandeiras da Reforma da Mídia e da Reforma Política. Aqui no Rio também precisamos de reformas que enfrentem os problemas concretos, como a Reforma Urbana”, destacou João Batista Lemos, presidente estadual do PCdoB.

Terceiro turno

A avaliação geral é que, inconformada com a derrota, a oposição está fazendo o seu terceiro. Desde o fim das eleições e a retomada dos trabalhos na Câmara dos Deputados, o Planalto já amargou duas derrotas: uma com o Plano Nacional de Participação Social e outra com a emenda à MP 657 (Medida Provisória que reorganiza as classes da carreira de policial federal).

“O pior ainda está por vir”, destacou a deputada federal Jandira Feghali. “A eleição para a presidência da Câmara, a se realizar em 1º de fevereiro de 2015, já começou. Embora Eduardo Cunha seja do PMDB, partido da base aliada da presidenta, na prática ele é o candidato da oposição. Para evitar esse desastre a sociedade precisa influenciar nos rumos da eleição da Câmara”, alertou.

Outro setor atuante no terceiro turno é a mídia. Desde 26 de outubro canais de TV e rádio, especialmente da Rede Globo, e impressos, em particular os do Grupo Abril, têm se esforçado para fazer de Aécio o grande vencedor.

“Com o apoio da mídia a direita saiu do armário e está nas ruas, inclusive portando armas – vide as imagens do deputado Eduardo Bolsonaro no ato em SP – defendendo a volta da ditadura militar e o golpe contra Dilma. Precisamos reagir contra esta ilegalidade e em defesa da democracia”, defendeu Jandira.

O futuro do PCdoB

Para a deputada estadual Enfermeira Rejane, única parlamentar autodeclarada negra na Assembleia Legislativa do Rio, o Partido vai precisar se posicionar com clareza na Casa. “Hoje só o Psol já definiu que é oposição ao governo de Luiz Fernando Pezão. Nós vamos precisar estudar bem a nossa posição. O mais importante é buscar o crescimento do Partido”, afirmou.

Sobre esta questão, Batista afirma que o Partido deve ter uma posição de independência em relação ao governo estadual. “Temos que considerar que Pezão está no campo da Dilma. Se o governo Pezão apresentar propostas que correspondam aos interesses dos trabalhadores, nós podemos apoiar. Caso contrário, não apoiaremos. Mas este debate não está fechado, vamos definir isso na reunião do pleno estadual”, informou.

O apoio à candidatura de Lindberg Farias (PT) a governador, bem como a decisão de coligar para a disputa de deputado federal e sair com chapa própria para estadual, também foram temas da reunião da Comissão Política. Neste sentido, destacou-se que ainda há muitos desafios para o fortalecimento do Partido no rumo da construção de um campo popular e de esquerda no Estado.

Entre estes desafios está a consolidação de uma base social mais orgânica em todas as frentes de atuação. Nessa linha, a recente vitória da União da Juventude Socialista (UJS) à frente do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da UFRJ (Caco) foi comemorada. Nesta semana a UJS enfrentará as eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFF, e até o final do ano as eleições do DCE da Uezo e da UniRio, além do Encontro de Escolas Técnicas da UEES (secundarista) e da Bienal de Cultura da UEE (universitária).

Por fim, o presidente Batista, que também é membro da diretoria nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), informou sobre o andamento do processo de mobilização e construção da chapa para as eleições do Sindicato dos Metalúrgicos. O Secretariado do PCdoB tem acompanhado de perto a questão e o tema será pauta da próxima reunião da Comissão Política, dia 24 de novembro.

Agenda de debates da direção do PCdoB sobre eleições:

>>Sexta, sábado e domingo – 13,14 e 15/11

Das 9h às 18h: Reunião do Comitê Central (Sede Nacional do Partido: Rua Rego Freitas, 192, Centro/capital de SP)

>>Segunda-feira – 24/11

14h: Reunião da Comissão Política do PCdoB/RJ (Sede estadual do Partido: Praça Tiradentes, 10, 26º andar, Centro/capital do RJ)

>>Sexta e sábado – 28 e 29/11

Reunião do Comitê Estadual do PCdoB/RJ (Sede estadual do Partido: Praça Tiradentes, 10, 26º andar, Centro/capital do RJ)

Por Carla Santos,
Da cidade do Rio de Janeiro