Paulo Sérgio: UEMG 100%; gratuita vitória dos estudantes mineiros

A União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG) sempre defendeu a estadualização das fundações de ensino que foram integradas à Universidade do Estado de Minas Gerais. No último dia 3 de novembro a Fundação de Ensino Superior de Passos foi oficialmente incorporada à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); uma grande conquista dos estudantes mineiros.

Por Paulo Sérgio Oliveira*

Foram inúmeras paralisações, abaixo-assinados, manifestações, debates e caravanas protagonizadas pela UEE-MG. Como resultado da pressão dos estudantes, o governo de Minas incorporou à UEMG, ao longo deste ano, as fundações de ensino de Ituiutaba, Divinópolis, Ibirité, Campanha de Princesa e agora Passos. As recentes incorporações irão assegurar a milhares de estudantes mineiros ensino gratuito.

Não há dúvidas de que a educação superior é fundamental para transformar as várias regiões mineiras, a partir de um novo projeto de desenvolvimento social e econômico, vinculado à ciência e tecnologia para combatermos o que hoje podemos chamar de abandono social, visto nas desigualdades encontradas pelo estado.

Mas para isso, e para que a UEMG avance como uma universidade pública, gratuita e de qualidade, sustentada no tripé ensino, pesquisa e extensão e com valorização do corpo docente e discente, é preciso garantir dotação orçamentária suficiente, algo que até hoje não foi feito pelos sucessivos governos que administraram o estado.

Queremos que o governador eleito Fernando Pimentel tenha como prioridade uma política de investimento que priorize a educação como forma de desenvolvimento social. Defendemos a criação de um Fundo Social com recursos provenientes da CFEM (royalties do minério). A criação de um plano de reestruturação e expansão, que necessariamente passa pela qualidade de ensino, estabelecendo um quadro de professores mestres e doutores, criando uma política de assistência estudantil que contenha desde restaurantes universitários em todos os campi até bolsas de assistência estudantil e alojamento para os estudantes, democracia nos conselhos universitários estabelecendo a paridade entre professores, servidores e estudantes e ainda uma reestruturação política e pedagógica com acompanhamento dos estudantes.

Por fim, seguiremos nas ruas lutando em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade, voltada para um projeto de desenvolvimento com soberania e justiça social.

* Paulo Sérgio de Oliveira é presidente da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG)