Dilma recebe o secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper

A presidenta Dilma Rousseff recebe nesta segunda-feira (10) secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), o colombiano Ernesto Samper. O encontro deve debater temas que serão discutidos na próxima Cúpula da organização, que acontece em dezembro no Equador.

Ernestro Samper UNASUL

Este será o primeiro encontro entre Samper, ex-presidente colombiano, e Dilma, desde que ele assumiu a direção da Unasul, em setembro deste ano. Após a vitória de Dilma, Samper enviou mensagem de congratulações à presidenta em que ressaltou que sua vitória nas urnas no segundo turno foi “um voto de confiança aos programas de conteúdo social que seu governo vem impulsionando há muitos anos”.

Também será abordado no encontro o processo de integração sul-americano e assuntos de interesse regional como energia, educação, saúde, meio ambiente e narcotráfico. Sobre este último, Samper manifestou recentemente a necessidade de mudança da política de enfrentamento ao narcotráfico, tendo como enfoque o combate às grandes organizações de tráfico.

A cúpula da Unasul será nos dias 4 e 5 de dezembro nas cidades equatorianas de Guayaquil e Quito. No primeiro dia do encontro, o Suriname entregará a presidência temporária da Unasul ao Uruguai, que a exercerá seu mandato durante o próximo ano.

No dia seguinte, em Quito, os líderes participarão da inauguração do edifício sede da organização, que receberá o nome do falecido ex-presidente argentino Néstor Kirchner, que foi o primeiro secretário-geral do organismo.

Em seus cinco andares funcionarão os gabinetes das delegações da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, países-membros do organismo, além de um centro de convenções, salas para a imprensa, auditórios, estacionamentos e áreas técnicas.

Com informações de agências