Lula Morais comemora avanços dos alunos do ProUni

Durante o primeiro expediente da sessão plenária da última quarta-feira (05/11), o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) comemorou os avanços educacionais dos estudantes contemplados com programas do Governo Federal.

Segundo ele, estudo realizado pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Educação Superior (Abraes) revelou que alunos de faculdades particulares com bolsas integrais do Programa Universidade Para Todos (ProUni) possuem as maiores notas gerais médias do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Conforme Lula, os resultados dos bolsistas são superiores à média nacional e dos alunos de faculdades públicas. De acordo com a pesquisa, os alunos que recebem bolsa do programa têm média de acertos de 49,35, enquanto que a média geral ficou em 43,19.

Ainda segundo o estudo, o deputado afirmou que os estudantes contemplados pelo ProUni aparecem numa proporção três vezes menor do que a média no grupo das piores notas, e duas vezes maior do que a média no grupo das melhores notas. O parlamentar destacou ainda que o número de horas de estudo dedicadas fora de sala de aula dos bolsistas é superior ao das escolas públicas.

“Isso é bom porque mostra o retrato da realidade de forma positiva para a qualificação dos nossos jovens”, disse Lula, lembrando que o acesso dos jovens ao ensino superior era restrito à classe alta. “Hoje o processo de democratização da educação é revolucionário, pois inclui a juventude e a população no acesso ao ensino superior”, observou.

O parlamentar lembra que havia 430 mil universitários no Brasil até 2002; ao passo que hoje existem 1,4 milhão. No Nordeste, conforme ele, triplicou a presença de jovens no ensino superior. Em relação às universidades públicas, Lula afirmou que nos governos petistas foram criadas 18, sendo sete no Nordeste; “enquanto os institutos federais, durante um século foram 44, atualmente são 422. Só no Ceará são 32 institutos. É um ganho para a sociedade”, comemorou.

Ele salientou que a realidade do Nordeste mudou e que “não há melhor caminho que não seja pela educação para galgar as melhorias e diminuir as desigualdades”.

Em aparte, o deputado Professor Pinheiro (PT) disse que o sucesso do programa explica a votação “estrondosa” do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff no Nordeste. Segundo ele, esse processo de investimentos são mais altos na região para diminuir as desigualdades regionais. “Hoje temos a reemigração do Sudeste para o Nordeste”, observou.

O deputado Leonardo Pinheiro (PSD) ressaltou a importância do tema, pois mostra que os programas do Governo Federal, tão criticados por muitos, estão dando resultado positivo. “Disseram que o ProUni baixaria o nível dos alunos, o que se vê é o contrário”, reforçou, destacando que o programa dá condições de as classes menos favorecidas ascenderem na pirâmide.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa