Entrega de prêmio marca comemoração do Dia Nacional da Cultura 

A Comissão de Cultura da Câmara cancelou o Manifesto Cultural pela aprovação da PEC 150/03 que seria realizado nesta quarta-feira (5), quando se comemora o Dia Nacional da Cultura. Para marcar a data, o governo federal realiza a entrega do prêmio “Ordem do Mérito Cultural”. O evento, que acontece às 16h30, no Palácio do Planalto, premiará 26 pessoas e quatro entidades que contribuíram para valorizar a cultura no país. 

Entrega de prêmio marca comemoração do Dia Nacional da Cultura

O Dia Nacional da Cultura foi instituído por meio da Lei Federal de 19 de maio de 1970 e celebra o nascimento de um dos mais importantes personagens da História do Brasil: Rui Barbosa, intelectual, jurista, político e jornalista, que nasceu em 5 de novembro de 1849.

Para a presidenta da Comissão de Cultura da Câmara, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), a cultura brasileira tem avançado nos últimos anos, mas é preciso avançar muito mais. “Precisamos agora lutar pela aprovação da PEC 150 que trata da destinação de recursos à cultura. E neste Dia Nacional da Cultura quero homenagear todos aqueles fazedores de cultura do nosso país”, afirma a deputada.

“A cultura é a alma de um povo. Por isso, é preciso valorizarmos e fortalecermos a rica essência da cultura brasileira por meio de políticas públicas, como a Lei Cultura Viva, que foi sancionada neste ano pela presidenta Dilma”, diz ainda a parlamentar.

Ordem do Mérito Cultural

A lista com o nome dos agraciados com a Ordem do Mérito Cultural foi publicada na edição da última quarta–feira (29/10) do Diário Oficial da União (DOU). Entre eles estão a cantora Marisa Monte, o chef de cozinha Alex Atala, a atriz Patrícia Pillar, o rapper Mano Brown, o autor Chico de Assis, entre outros.

Na edição deste ano, a arquiteta Lina Bo Bardi e a artista plástica Djanira da Motta e Silva serão homenageadas pela forte contribuição para a projeção e a identidade cultural brasileira. A entrega do prêmio contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

Criado em 1991, o prêmio anual já foi entregue a mais de 500 personalidades e a 60 instituições. Órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, são admitidos sem grau de classes.

A escolha dos nomes dos agraciados segue um rito que permite a participação da sociedade. Os nomes aprovados pelo Conselho da Ordem do Mérito Cultural seguem para a Presidência da República e são publicados no Diário Oficial da União (DOU). Música, moda, artes plásticas, audiovisual, literatura, gastronomia, culturas populares, tradicionais, afro e indígena são alguns dos segmentos presentes na premiação.

Da Redação em Brasília
Com agências