Novembro Negro estreia na Bahia com lançamento de novela angolana

Roupas, cabelos, comidas, músicas e outros elementos da cultura de matriz africana ocuparam o Forte da Capoeira, no Bairro Santo Antônio, durante a abertura oficial do Novembro Negro 2014, realizada pela Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) da Bahia, nesta segunda-feira (3).

Windeck - Todos os tons de Angola - Divulgação

O evento reuniu o secretário da Sepromi, Raimundo Nascimento, que representou o governador em exercício, Otto Alencar, o embaixador de Angola, Nelson Manoel Cosme, a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, e outras autoridades.

Na ocasião, que contou com apresentações do Ballet Tradicional de Angola e do cantor baiano Lazzo Matumbi, foi lançada também a novela angolana Windeck – Todos os Tons de Angola, primeiro produto da teledramaturgia 100% africano que será exibido no país, a partir do próximo dia 10, às 22h, pela TVE e pela TV Brasil.

Para o secretário Raimundo Nascimento, o lançamento da novela durante a abertura do Novembro Negro representa uma relação profunda entre Angola e Bahia. “Zumbi foi filho de guerreiros angolanos. São 39 anos da revolução de angola. É muito importante associar tudo isso a este momento de abertura do Novembro Negro”.

Para o embaixador de Angola, Nelson Manoel Cosme, “o lançamento da novela durante a abertura do Novembro Negro mostra muito bem os valores identitários da África em relação à maioria dos brasileiros”. Segundo ele, “a produção angolana é um veículo que vai permitir uma maior inclusão e um maior conhecimento dos problemas sociais que não são muito diferentes, vividos por Angola e pelo Brasil”. Em 2013, a produção angolana foi indicada ao Prêmio Emmy Internacional de Melhor Telenovela, concorrendo com grandes produções como Avenida Brasil e Lado a Lado, ambas da Rede Globo.

O ator angolano protagonista da novela, Ery Costa, participou da abertura do Novembro Negro e afirmou que a produção tem, entre outros objetivos, o de mostrar para todo o mundo que a população negra pode desempenhar qualquer papel. “Até uma data muito recente os papeis para negros estavam limitados a empregados, motoristas, e pouco mais nos davam em visibilidade com personagens de mais destaque. Estando aqui na Bahia, eu acho que o baiano, o brasileiro, o angolano, todos vão se identificar com esta novela”.

De acordo com o secretário Raimundo Nascimento, durante o Novembro Negro haverá mais de 100 atividades, algumas da sociedade civil e outras específicas da Sepromi. “Esta abertura é uma delas, em parceria com a Secretaria da Cultura, com o Instituto de Radiodifusão da Bahia [Irdeb], com a Casa de Angola, com a Embaixada de Angola, com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, com a Empresa Brasileira de Comunicação [EBC]. Também teremos uma conferência internacional para discutir ações afirmativas no Brasil e nos Estados Unidos, entre outras atividades”. A programação completa do Novembro Negro pode ser encontrada no site da Sepromi.

Igualdade Racial

O tema do Novembro Negro 2014 é o Estatuto da Igualdade Racial. Para a ministra Luiza Bairros, o documento baiano vai muito além do estatuto nacional. “A melhor forma de resumir o que é o Estatuto da Igualdade Racial e contra a intolerância religiosa na Bahia é dizendo que ele é uma espécie de constituição do negro, porque traz aspectos relacionados à vida social, à educação, à saúde, e traz para o setor público varias determinações importantes para a inclusão da população negra”.

A ministra também destacou que a abertura do Novembro Negro reúne várias celebrações. “Os 39 anos da independência de Angola, os 15 anos da Casa de Angola no Brasil, o mês da consciência negra para celebrar Zumbi dos Palmares. É muito importante estarmos também lançando aqui esta novela angolana, que traz para o Brasil, pela primeira vez, a possibilidade da representação de personagens protagonistas negros, para que nós possamos fortalecer uma identidade positiva das pessoas negras”.

Saiba mais sobre a novela Windeck no site oficial da TV Brasil

Fonte: Secom-BA