Dilma e ministra Marta entregam Ordem do Mérito Cultural nesta quarta

O Ministério da Cultura promove a 20° edição da Ordem do Mérito Cultural (OMC) nesta quarta-feira (5), às 16h30, no Palácio do Planalto. Neste ano, o prêmio será entregue pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, a 26 pessoas e quatro instituições. Personalidades como Marisa Monte, Mano Brown, Alex Atala, Tião Oleiro, entre tantas outras serão homenageadas por contribuíram para valorizar a cultura do país, cada um a sua maneira.

Para a ministra Marta Suplicy, o prêmio é importante reconhecimento do governo às personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da identidade cultural do país. Segundo ela, a Ordem do Mérito Cultural reforça a ideia de que “a cultura é a alma brasileira”. Além dos 30 condecorados deste ano, a arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992) e a artista plástica Djanira da Motta e Silva (1914-1979) serão homenageadas. Ambas completariam 100 anos de idade em 2014.

A entrega da Ordem do Mérito Cultural ocorre anualmente no Dia Nacional da Cultura (5 de novembro). A condecoração divide-se em três classes: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. Desde sua criação, em 1991, já foi entregue a mais de 500 personalidades – nacionais e estrangeiras – e a 60 instituições.

Processo seletivo

Para escolher os artistas agraciados com a medalha, há longo processo seletivo. O primeiro passo é o formulário on-line disponível no site do ministério. Os nomes são então avaliados pela Comissão Técnica, composta por gestores do MinC. São eles que emitem o parecer conclusivo, encaminhado para apreciação ao Conselho da Ordem do Mérito Cultural. Fazem parte do conselho os ministros da Cultura, das Relações Exteriores, Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. Em uma última etapa, os aprovados seguem para a Presidência da República e são, finalmente, publicados no Diário Oficial da União.

Na edição deste ano, o maestro Júlio Medaglia, o roteirista e diretor Orlando Senna e os familiares do falecido pintor Jenner Augusto receberão o título Grã-Cruz. Já na classe Comendador, serão agraciados Bernardo Paz (idealizador do Centro de Arte Contemporânea Inhotim); Henricredo Coelho (mais conhecido como Palhaço Gafanhoto); Luiz Angelo da Silva (Ogan Luiz Bangbala); a cantora Marisa Monte; a atriz Patrícia Pillar e o falecido chef paraense Paulo de Aráujo Leal Martins.

Por fim, na classe Cavaleiro, os premiados serão o chef Alex Atala; o ator e diretor Celso Frateschi; a escritora Eliane Potiguara; o autor e ator Chico de Assis; o antropólogo Hermano Vianna; o sertanista José Meirelles; a falecida cantora Vange Leonel; o ator Matheus Nachtergaele; o estilista Oskar Metsavaht; o rapper Mano Brown; o mestre da cultura popular Tião Oleiro e a dupla sertaneja Bruno e Marrone.

Alguns artistas, que já tinham recebido a homenagem, obterão um novo título. A escritora Adélia Prado e o jornalista Washington Novaes serão promovidos à classe Grã-Cruz. O cantor Pinduca e a coreógrafa Angel Vianna também ascenderão à classe Comendador. Quatro entidades serão agraciadas, porém sem grau de classe: a Escola de Gente (ONG de inclusão social); o grupo de dança Ciranda de Tarituba; a Fundação Sara Kali (voltada para a de inclusão do povo cigano), e o Grupo Cena 11 Cia. de Dança.

Medalhas

Criado em 1991 pela Lei n° 8.313 e regulamentado pelo Decreto n° 1.711 de 1995, a Ordem do Mérito Cultural segue um rito que permite a participação da sociedade. As propostas de admissão e promoção na Ordem são de responsabilidade do Conselho da Ordem do Mérito Cultural, composto pela Ministra da Cultura, que o preside na qualidade de Chanceler, e pelos Ministros de Estado das Relações Exteriores, da Educação e do Desporto e da Ciência e Tecnologia.

Artes plásticas, música, moda, audiovisual, literatura, gastronomia e culturas populares, tradicionais, afro e indígena são alguns dos segmentos presentes na premiação.

Há diferença entre as medalhas:

Grã-Cruz

Faixa de gorgorão de seda chamalotada de púrpura, com insígnia pendente no laço. Placa com resplendor de ouro sob a insígnia

Comendador

Fita média de gorgorão de seda chamalotada de púrpura, com a insígnia pendente no centro

Cavaleiro

Fita estreita de gorgorão de seda chamalotada de púrpura, com a insígnia pendente na extremidade da ponta

Com informações da Ascom MinC