Sintaema intensifica luta contra a terceirização na Sabesp

O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de São Paulo (Sintaema) esta reforçando a campanha contra a tentativa de tercerização de todos os setores da Sabesp. De acordo com a entidade, como se já não bastasse o alto grau de terceirização que atinge a Sabesp, agora a empresa decidiu de forma intempestiva terceirizar os laboratórios das estações de tratamento de esgoto.

reunião sabesp - CTB

O controle e a análise sempre foram feitos com muita competência pelos trabalhadores dos laboratórios, e nem mesmo quando a ETE Barueri era terceirizada estes serviços deixaram de ser feitos por nossos profissionais.

O Sintaema sempre foi contra a terceirização das atividades-fim por vários motivos: são essenciais à população, portanto devem ser feitos pelos profissionais da Sabesp, e não por empresas terceirizadas, pois estas visam o lucro e não o bem estar da população.

Além disto, os trabalhadores destes laboratórios estão apreensivos, já que o destino deles é incerto.
"Terceirizar uma área essencial como os laboratórios é colocar em risco a qualidade dos processos de tratamento de esgoto nas ETE’s, podendo levar ao descumprimento da lei ambiental", destaca o Sintaema em nota.

Em reunião com os superintendentes da MT e do RH da empresa foram esclarecidos alguns detalhes e será agendada uma reunião com os trabalhadores dos laboratórios para elucidar dúvidas.

O Sitaema já esclareceu que é contra terceirizar atividades-fim e convoca os funcionários à luta.

Fonte: CTB