Secopa inicia plantio de mudas do programa Gol Verde

A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa-BA) iniciou, na última quinta-feira (30/10), a execução do Programa Gol Verde, que tem o objetivo de garantir o plantio de mudas para cada gol feito na Arena Fonte Nova, em Salvador, durante a Copa do Mundo. Deverão ser plantadas 42.221 mudas, em áreas equivalentes a 38 campos de futebol, pelos 24 gols feitos na Bahia, além dos pênaltis.

O ato inicial aconteceu na Reserva Sapiranga, na Praia do Forte, com a presença de representantes da secretaria e das nove instituições que aderiram à ideia. Durante a cerimônia, o secretário da Copa, Ney Campello, afirmou que, pelo sucesso nacional e internacional que teve, o programa poderá servir de base para outras políticas públicas.

“Seria muito bom que todos os gols marcados nas arenas fossem comemorados desta forma. Como cidadão, articularei com os órgãos envolvidos com o esporte baiano para que possamos, por exemplo, marcar os lances do campeonato estadual com mais ganhos para a natureza. Quem sabe o Gol Verde não vira um Gol de Placa e se torna uma ação perene?”, disse Campello.

Na ocasião, também foram apresentados os Planos de Trabalho, cronogramas e áreas de plantio. Os convidados ainda conheceram um dos viveiros que fornecerão mudas para a ação e uma das áreas de reflorestamento contempladas, localizada no entorno do Centro de Treinamento de Seleções (CTS) que recebeu a equipe da Croácia durante a competição.

O Regulamento prevê que o plantio deve ser executado em áreas que demandam reflorestamento. Dentre os municípios contemplados destacam-se, Mata de São João, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Rio Real, e os territórios da Bacia do Paramirim, Sertão Produtivo e Portal do Sertão. As normas estabelecem ainda que as áreas reflorestadas sejam monitoradas por dois anos, o que garante o desenvolvimento das árvores.

O plantio já foi iniciado e será concluído até dezembro de 2014. Apenas as cidades da região da Costa do Descobrimento – Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália- terão o cronograma ampliado, com previsão de término estendido para o primeiro semestre de 2015, em virtude de indicadores climáticos, que impedem o plantio nesta época do ano.

Da Redação
Com Ascom/Secopa