O avanço venceu o retrocesso

 Foi dura a batalha, mas venceu, não a ignorância (como afirmou FHC), mas a coerência, a sensatez, a sabedoria popular, que por um lado já havia experimentado os governos anteriores do PSDB, DEM e cia, e fazendo uma comparação com os governos atuais, optaram sabiamente em reeleger Dilma.

Passaram as eleições, mas infelizmente ainda estão radicalizadas as opiniões. Não são poucos os inconformados, principalmente os Aécistas mais radicais, propalando nas redes sociais, na imprensa, nas rodas, nos bares, etc., que quem elegeu Dilma foi o Bolsa Familia, os eleitores menos informados, ou "burros" (segundo FHC). A 1ª dama de Cuiabá, segundo o Jornal A Gazeta afirmou que "quem elege corrupto não é vitima,é cúmplice" e ainda concluiu "pronto falei". Como se mais da metade dos eleitores do Brasil que elegeram Dilma, são cúmplices de corruptos. Como se a turma do Aécio, FHC, PSDB, DEM, fossem santos. Outros extrapolam ainda mais, e pelas redes sociais pregam a divisão do país, de um lado o Sudeste e o Centro Oeste (aécista), e de outro, o Nordeste e o Norte, separando os mais ricos dos mais pobres,(como queria Hitler, uma raça "pura").
Nas redes sociais, nas conversas entre aécistas, nas rodas de amigos, bares,etc. o que se vê é deboche, desprezo e mágoa contra a maioria que apoiou Dilma.
Infelizmente a direita reacionária e fascista, tendo à frente a candidatura Aécio, conseguiu fomentar o ódio generalizado de brasileiros contra brasileiros, dos ricos contra os pobres.
Alto lá senhores, não somos vossos capachos. Cuidado, somos trabalhadores e os principais construtores desta Nação, tampouco somos covardes. Ou se esquecem que foram principalmente os trabalhadores, democratas e progressistas que enfrentaram sem temor os tanques, canhões, fuzis e baionetas da ditadura militar.
Mas ignorando as opiniões reacionárias e fascistas, que evidentemente estão mais na cúpula dos perdedores, o que aconteceu na verdade, embora poucos percebam, foi uma disputa entre a elite e os setores populares.
A elite, aproveitando o desejo de mudança almejado pela maioria da população, se travestiu de "Salvadores da Pátria", na verdade para quem os conhece, de lobos em peles de ovelhas. Não foi essa mesma turma (FHC, PSDB, DEM e cia) que o povo havia banido há poucos anos atrás. Qual o milagre que realizaram para se tornarem santos?
Aproveitando de certos erros, corrupção em determinados setores, problemas na economia, na saúde, etc.(como se em seus governos do PSDB, do Aécio em Minas, não ocorreram os mesmos problemas, ou piores, com inflação maior, juros elevados, desemprego alto, mensalão mineiro, corrupção no metrô de SP, etc.). Com apoio maciço da Rede Globo, do golpe baixo da Revista Veja, do alto empresariado, multinacionais, etc. essa elite travestida de "Anjos do Bem", conseguiu arregimentar vasta parcela da população e atirá-la contra a maioria da Nação.
Foi dura a batalha, mas venceu, não a ignorância (como afirmou FHC), mas a coerência, a sensatez, a sabedoria popular, que por um lado já havia experimentado os governos anteriores do PSDB, DEM e cia, e fazendo uma comparação com os governos atuais, optaram sabiamente em reeleger Dilma.
Quem pode negar os avanços dos últimos governos, onde mais de 40 milhões de brasileiros ascenderam à classe média, mais de 20 milhões saíram da miséria, quantos jovens pobres e negros chegaram nas universidades, quantas famílias adquiriram casas, automóveis, enfim melhoraram as condições de vida e de trabalho.Mentem que o Brasil está parado, esquecem que durante o governo do PSDB éramos a 13ª economia do mundo, hoje somos a 7ª e estamos prestes a ser a 5ª; nos livramos do FMI, das dívidas externas, não somos mais capachos dos Americanos, estamos no BRIC, um dos maiores blocos econômico do mundo.
Esse avanço inegável não foi apenas para os mais pobres. Quantos trabalhadores se tornaram empresários, financiados pelo governo. A classe média hoje viaja muito mais de avião, tira férias várias vezes ao ano, fazem compras no exterior, visitam lugares maravilhosos, antes inacessíveis, como Miami, N.York, Paris, Roma etc.
Muitos esquecem das agruras e sofrimentos do passado, dos avanços obtidos e justificam o voto em Aécio pela "mudanças".
Qual mudança, para melhor ou para pior?
Evidente que precisamos continuar lutando contra a corrupção, pelas melhorias na saúde, na educação, nos transportes, por mais empregos, por melhores salários, pelo desenvolvimento geral da Nação, justa, democrática, unida e forte; não enfraquecida e dividida entre ricos e pobres que se odeiam.
Aluisio Arruda- Arquiteto em Cuiabá Mt