Salvador sedia Seminário Nacional Mulher e Cultura

 Acontece até esta sexta-feira (31) o Seminário Nacional Mulher e Cultura (SNMC), que ocorre em Salvador (BA). O evento visa debater as ações e espaços das mulheres na cultura. Os interessados poderão acompanhar os debates online, pelo site da Fundação Pedro Calmon.

Encontro mulheres - Arquivo/Divulgação

A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, considerou o seminário um momento de avanço e força. "É a oportunidade de avançarmos e fortalecermos as questões de gênero, extraindo desse encontro conclusões para fomentar temáticas voltadas para mulheres, levando a bandeira feminina para todos os cantos da sociedade", enfatizou Márcia.

Fátima Fróes, diretora geral da Fundação Pedro Calmon, uma das realizadoras do evento, também falou sobre a importância do seminário. "Neste universo, a presença da mulher, apesar de visível e marcante, nem sempre é devidamente valorizada. O seminário, então, reforça a proposta da criação de um espaço de interação entre diferentes agentes femininos de cultura do Brasil", disse.

Leia também

Mulheres baianas debatem visibilidade em segmentos da Cultura

Ao longo de todo o seminário, os debates e rodas de diálogo terão como temas "Mulher: Tradição e Contemporaneidade", "Mulheres da Cultura", "Mulher, Cultura e Comunicação", "Mulheres e Conhecimentos Tradicionais" e "Cultura e Contemporaneidade".

Nelas, haverá também um recorte racial. Ao longo da programação, serão discutidos a presença da mulher negra na mídia, racismo, relações raciais e práticas excludentes e reprodutoras de estereótipos sobre a população negra. Além de debates, o seminário contará com apresentações culturais femininas de música, teatro e recitais. Também haverá lançamentos e exposições de livros.

Fonte: Ministério da Cultura