ONU: Líbia se aproxima de um ponto de inflexão

A guerra entre facções na Líbia ameaça levar o país norte-africano a um "ponto de inflexão", afirmou a ONU. Não existem perspectivas de um cessar-fogo já que não foram alcançados progressos nas negociações entre o governo legal e os representantes de Misrata (no noroeste do país).

Líbia - EBC

"Acho que a Líbia está correndo contra o tempo. O perigo para o país é que, nas últimas semanas, estamos nos aproximando de um ponto sem retorno ", disse o representante do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Líbia, Bernardino Leon, em uma conferência de imprensa.

O chefe da Missão da ONU para a Líbia (UNSMIL, na sigla em Inglês) lançou uma iniciativa, durante a última negociação, para que os representantes do governo e de Misrata cheguem a um cessar-fogo.

No entanto, fontes diplomáticas ouvidas pela agência de notícias espanhola Europa Press acreditam que na ausência de representantes dos grupos armados, qualquer acordo alcançado será ineficaz.

A iniciativa da ONU não foi capaz de integrar as milícias tribais de Misrata e Zintan, rivais, que mantêm confrontos armados em busca do controle da capital Trípoli.

Três anos depois da queda de Muammar Kaddafi, a Líbia continua envolta em uma onda de insegurança e dividida em vários grupos tribais e políticos.

Com a escalada dos combates, em agosto, o governo de Sani Abdollah, reconhecido internacionalmente, e a maioria dos representantes eleitos no pleito de junho foram forçados a sair de Trípoli e se estabelecer em Tobruk, perto da fronteira com o Egito.

Enquanto isso, muitos parlamentares que não foram reeleitos em junho e representantes de Misrata declararam um novo parlamento na capital, sem reconhecimento internacional.

Da redação do Vermelho,
com informações da Hispan TV