FGV aponta crescimento da confiança do setor de serviços

 Alta de 1,2% foi puxada pela melhora das expectativas dos empresários. Empresas que vêem melhora nos negócios aumentou de 32,8% para 36,0%

Pequenas empresas estão entregues à própria sorte em pandemia

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) registrou em outubro a primeira alta do ano, informou nesta segunda-feira (27) a Fundação Getulio Vargas (FGV). O avanço foi de 1,2% em outubro, na série com ajuste sazonal, em relação a setembro, quando foi registrado recuo de 3,2%.

O avanço de outubro foi determinado pela melhora das expectativas dos empresários em relação aos meses seguintes: o Índice de Expectativas (IE-S), que havia recuado 1,0% em setembro, avançou 4,4%, chegando aos 124,6 pontos, recuperando parte da perda dos últimos dois meses. Já o Índice de Situação Atual (ISA-S) atenuou a melhora do ICS, ao cair 3,3%, após recuar 6,2% no mês anterior. Pelo segundo mês consecutivo, o ISA-S alcançou o nível mais baixo da série histórica iniciada em junho de 2008 (79,3 pontos).

A melhora do IE-S entre setembro e outubro ocorreu em 7 dos 12 segmentos pesquisados e foi determinada pelo aumento tanto do indicador de Tendência dos Negócios (4,4%), quanto pelo de Demanda Prevista (4,3%).

A proporção de empresas esperando melhora da situação dos negócios aumentou de 32,8% para 36,0% e a parcela das que esperam uma piora diminuiu de 12,6% para 10,5%. A proporção de empresas prevendo aumento da demanda avançou de 31,1% para 32,5%, enquanto a parcela das que preveem demanda menor reduziu de 12,6% para 8,9%.

Fonte: Portal Brasil