Para economista da Unicamp, reeleição representa derrota neoliberal

Para o professor Pedro Rossi, economista da Universidade de Campinas (Unicamp), a vitória é resultado da política de valorização do salário mínimo e dos programas sociais que garantiram, no últimos 12 anos, um ciclo de crescimento da economia brasileira.

Pedro Rossi economista Unicamp

A reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT) representa acima de tudo a derrota do projeto neoliberal, proposto pelo tucano, Aécio Neves. A avaliação é do professor Pedro Rossi, economista da Universidade de Campinas (Unicamp). "Essa foi uma das causas da derrota de Aécio, ele deixou explícito a diferença entre os dois projetos", disse nesta segunda-feira (27) à Rádio Brasil Atual.

O professor da Unicamp ressalta que o "grande desafio" do governo é contrapor os interesses dos mercado com os programas sociais. "Eu acho que a mensagem das urnas é clara, a gente precisa de um modelo econômico mais social, e isso precisa ser implementado", afirma.

A valorização do salário mínimo e os programas sociais garantiram, no últimos 12 anos, um ciclo de crescimento da economia brasileira. Para a continuidade da expansão econômica, Rossi explica que o governo deverá investir em infraestrutura na produção industrial, e, flexibilizar a política fiscal.

Com relação à nova equipe econômica, o especialista aponta que o futuro ministro da Fazenda deve ter um perfil mais político, que possibilite o diálogo com as diversas frentes.

Fonte: Rede Brasil Atual