Ato reúne milhares em São Paulo em um “show de democracia” pró-Dilma

Apesar do sol forte e dos mais de 30º, o clima parecia final de Copa do Mundo. Milhares de militantes, de diversas partes do país e de todas as regiões da capital paulista se reuniram na Praça do Patriarca, bem no coração de São Paulo, para fazer uma linda caminhada rumo à vitória da presidenta Dilma no domingo (26).

Por Mariana Serafini, do Vermelho

Caminhada com Lula - Mariana Serafini

Bandeiras vermelhas, brancas, coloridas, faixas, camisetas com as mais diversas estampas do rosto de Dilma, palavras de ordem criativas e uma alegria contagiante marcaram o ato em apoio à reeleição da presidenta realizado na manhã desta sexta-feira (24), no centro da capital paulista.

A caminhada começou na Praça do Patriarca e seguiu até a Praça da Sé. Lula, acompanhado do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, da vice, Nádia Campeão, do ex-senador Eduardo Suplicy e do ex-ministro da saúde Alexandre Padilha circulou pelas principais ruas do centro cumprimentado a população.

Em respeito à legislação eleitoral do Brasil, não houve nenhum discurso, porém, diversos líderes de movimentos sociais, autoridades políticas e celebridades se uniram a Lula em um palco para demonstrar o apoio à reeleição de Dilma.


O ex-presidente Lula, ao lado da vice-prefeita Nádia Campeão cumprimenta a população
 

Entre as principais entidades estavam a CTB, a CUT, a UJS, o coletivo Fora do Eixo, o Levante Popular da Juventude, a FLM e outros movimentos de luta por direito à moradia. Autoridades políticas também marcaram presença, entre elas, do PCdoB Leci Brandão e a Ministra da Secretaria de Políticas para a Mulher, Eleonora Menicucci. O ex-jogador do Corinthians, Marcelinho Carioca, que foi candidato pelo PSB, fez questão de participar da atividade para declarar seu apoio a Dilma.

Com diversas palavras de ordem e muita música, a população fez uma verdadeira festa da democracia. Em ritmo de Carnaval fora de época uma bateria tocava enquanto a “mestre de cerimônia” improvisava “marchinhas”: “Alalaô ôh ôh ôh, com Dilma eu tô ôh ôh ôh!” ou “Olha as covinhas do Aécio, será que ele é? Será que ele é? Playboy!”.

Não restou uma só pessoa parada quando os manifestantes começaram a gritar “quem não pula é tucano! Quem não pula é tucano”. O tradicional “Olê, olê, olê, olá, Dilma, Dilma”, também animou a festa.

O ex-presidente Lula afirmou, em diversos atos durante a campanha por todo o Brasil que mais uma vez a esperança vai vencer o ódio. O clima dos militantes era realmente esse, milhares de trabalhadores, estudantes, aposentados, donas de casa, que saíram de casa para participar de um ato rumo à quarta vitória popular.

Veja mais fotos: 


 

A população ironizou a crise de água causada pela má administração tucana no estado de São Paulo


Os movimentos sociais produziram faixas e camisetas durante o ato


Os militantes do PCdoB marcaram presença


Um militante fez questão de levar a causa palestina