Datafolha: Dilma mantém vantagem sobre Aécio com 52% das intenções

Levantamento do Instituto Datafolha divulgado nesta terça-feira (21) mostra que a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, mantém a dianteira nas pesquisas contra seu adversário, o tucano Aécio Neves. De acordo com a pesquisa, Dilma tem 52% das intenções de voto e Aécio 48%, um empate técnico no limite máximo da margem de erro, de dois pontos.

Dilma e Aécio

Nos votos totais, Dilma subiu de 46% para 47%, Aécio manteve os 43%. Brancos e nulos foram de 5% para 6%; indecisos, de 6% para 4%.

Derrota dos pessimistas

O instituto atribui a expectativa otimista com economia – contrariando a campanha pessimista dos tucanos e da grande mídia –, como principal fator da vantagem da presidenta Dilma. Segundo o Datafolha, a expectativa de aumento dos preços desmoronou para o patamar mais baixo da série do instituto, desde 2007. Em abril, 64% achavam que a inflação iria aumentar. No fim de setembro, 50% continuavam esperando o pior. Agora, apenas 31% acreditam nisso.

Por outro lado, a esperança de queda da inflação também é recorde, com 21% acreditando que o índice irá diminuir. Portando, a campanha pessimista dos tucanos naufragou. A pesquisa também mostra que há otimismo em relação ao emprego, poder de compra, situação econômica do país e a própria situação.

Quando a pergunta é quem será eleito presidente, Dilma também tem vantagem sobre o tucano. Entre os que votam em Dilma, 82% acham que ela será reeleita. Já nos que votam em Aécio esse índice é de 78%.

Dilma cresce entre mulheres e no Sudeste

A pesquisa, que entrevistou 4.355 eleitores, confirmou avanços de Dilma entre as mulheres, subindo de 42% para 47% desde o dia 9. Entre o grupo dos que recebem entre dois e cinco salários mínimos, o aumento foi de 39% para 45% desde o dia 15. Na região Sudeste, a presidenta também subiu de 34% para 40%.

Tucano agressivo

O levantamento também apontou que, para 36% dos eleitores, Aécio Neves é o candidato mais agressivo deste segundo turno. Outros 32% responderam que os dois rivais estão sendo igualmente agressivos. E apenas 24% apontam Dilma.

Segundo o Datafolha, 71% dos eleitores reprovam esse comportamento agressivo imposto na campanha neste segundo turno. Para 27% a agressividade faz parte da disputa.

Com informações de agências