Crise em SP: População faz novos protestos contra a falta de água

A população de Itu, município a 100 quilômetros da capital paulista, continua protestando contra a crítica situação de falta de água. Nesta segunda (21), moradores colocaram fogo em pneus e reivindicaram uma solução para o problema.

Crise água - Foto Montagem

De acordo com a advogada Soraia Escoura, que participa do movimento Itu Vai Parar, as manifestações têm surgido espontaneamente conforme a revolta da população aumenta.

“Todos os dias têm acontecido manifestações. E não [há] uma coisa única, cada bairro faz a sua manifestação. Na segunda-feira (20) foi maior do que ontem, as pessoas estão colocando pneus nas ruas e colocando fogo para chamar, realmente, a atenção”, disse ela. Soraia conta que está há 11 dias sem água em sua casa.

A advogada entregou um abaixo-assinado com mais de 3 mil assinaturas no dia 14 deste mês ao Ministério Público pedindo intervenção do estado em Itu. “Foi oficiado na Procuradoria Geral um requerimento de intervenção. A promotoria também fez um requerimento de instauração de inquérito policial contra o prefeito [de Itu]”, declarou.

Segundo liminar da Justiça, as residências e comércios de Itu não poderiam ficar mais de 48 horas sem água, o que não vem sendo cumprido pela concessionária Águas de Itu. Soraia defende, além disso, que seja decretado o estado calamidade pública no município. A prefeitura, por sua vez, informa que Itu ainda não se enquadra nas normas de calamidade pública, que implicaria caos total, com escolas e hospitais sem funcionar e epidemias ou surtos de doenças.

Falta de água se espalha por todas as regiões da capital paulista

Antes restritos a determinadas áreas, em períodos específicos, os casos de falta de água se espalharam por São Paulo nos últimos dias, atingindo 23 bairros de todas as regiões da capital por intervalos que variam entre algumas horas a vários dias. Bairros como o Jardim Pantanal localizado na periferia da zona sul de São Paulo, são os que mais sofrem com os seguidos dias sem água. 

Com Agências