Mujica sobre sua vocação: "Ninguém é mais do que ninguém"

Na última sexta-feira (17), o presidente José Mujica explicou que sua vocação é viver como vivem as grandes maiorias uruguaias, pois  "ninguém é mais que ninguém". Em sua comunicação semanal pela emissora M24, o presidente afirmou ser "republicano até o osso", motivo pelo qual elegeu viver como a maioria do povo e optou pela sobriedade, que não é o mesmo que a pobreza.

Mujica - Reuters

Depois de ressaltar que essa forma de vida tem profundas raízes, afirmou que lhe permite ser coerente entre o que diz e o que faz. Porém isso não muda o mundo, acrescentou, contribui para melhorar uma pequenina parte dele. "Não devo me distanciar muito da forma média em que vivem as grandes maiorias", insistiu Mujica, que entende que não pode incorrer no caminho de viver como a minoria economicamente privilegiada.

Leia também:

José Mujica recebe pessoalmente 43 refugiados sírios
Uruguai pode ter segundo turno de eleições presidenciais

Enfatizou que sua forma de vida, seus valores, sua maneira de andar, estão associadas ao meio-termo de como vivem as grandes maiorias uruguaias.

"Deram-me fama de presidente pobre, mas não o aceito. Não sou pobre. Para nós, pobre é o que não tem comunidade, e quando seguimos pela rua vemos que temos comunidade, amizade e carinho de muitíssima gente!", assegurou.

Essa é uma riqueza não material, que não se compra com dinheiro, "por isso não somos pobres, nós somos conscientes, com uma sobriedade eleita e premeditada, que não iniciou hoje, que não é de antes de ontem, que tem vários anos", disse.

É uma opção de vida: "Viver com pouco, com o justo, com o necessário. Se tenho muito, perco muito tempo em atender essas coisas. Se tenho o justo, fica-me tempo para fazer as coisas que me motivam", afirmou.

Fonte: Prensa Latina