Governo Federal faz empréstimo para SP enfrentar falta de água

A presidenta Dilma Rousseff anunciou que o Governo Federal está tomando as medidas para socorrer o Estado de São Paulo no enfrentamento da seca, viabilizando empréstimo de R$ 1,8 bilhão, pela Caixa, para o consórcio que vai construir o Sistema São Lourenço, em São Paulo.

Reserva técnica do sistema Cantareira

“O governo tem todo interesse em liberar este recurso, porque é uma situação lamentável. Não é possível que o maior estado do país não tenha tomado estas providências”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff, logo após debate promovido pela Rede Record, neste domingo (19).

Dilma avaliou o momento de falta de chuvas comparando o abastecimento de água com a produção de energia elétrica, que usa em maior parte o sistema hidrelétrico. “Estamos passando de fato uma seca rigorosíssima, ninguém discute isso. Mas ela afeta também o setor elétrico, e nós não estamos até agora fazendo racionamento”, destacou a presidenta, lembrando que os investimentos estratégicos foram essenciais para enfrentar a falta de chuva.

Mais futuro

Dilma reafirmou algum dos seus principais compromissos para o segundo mandato. “No Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) nós vamos criar mais 12 milhões de matrículas; e no Ciência Sem Fronteira, serão novas 100 mil bolsas. No Minha Casa Minha Vida, vamos fazer mais 3 milhões de moradias populares no Brasil”.

Além de reafirmar suas propostas para o segundo mandato, Dilma Rousseff disse que o candidato do PSDB, Aécio Neves, não tem propostas concretas. “O candidato adversário fala que vai fazer as minhas propostas, dos meus programas, que eu construí e realizei, melhor que eu. Eu acho que qualquer pessoa de bom senso não acredita numa coisa dessa. Não conheço nenhuma proposta do candidato que não sejam as minhas”, destacou.

Fonte: Portal da Dilma