Nigéria anuncia acordo para libertar meninas sequestradas há 6 meses

O governo da Nigéria e o grupo radical islâmico Boko Haram anunciaram nesta sexta-feira (17) o acordo que prevê um cessar-fogo e a libertação de mais de 200 meninas sequestradas há seis meses em uma escola da aldeia de Chibok, localizada no Nordeste do país.

Cartaz em protesto ao sequestro do Boko Haram - Agência Efe

O sequestro foi no dia 14 de abril, quando os militantes do Boko Haram entraram na escola e, após incendiar o local, levaram 270 meninas em 20 camionetes e cerca de 30 motocicletas. Algumas conseguiram fugir ou foram libertadas, mas 219 continuam em cativeiro.

O governo nigeriano foi muito criticado internamente e por outros países pela incapacidade de resolver a situação e encontrar e libertar as garotas. A campanha #BringBackOurGirls (Tragam de volta nossas meninas, em inglês) conseguiu mais de 1 milhão de assinaturas no abaixo-assinado online que ajudou a manter o caso no noticiário internacional.

Diversas personalidades publicaram fotos segurando um cartaz escrito #BringBackOurGirls. A ação teve grande repercussão e atraiu a atenção e o apoio de várias autoridades. Ify Elueze, a jovem nigeriana de 23 anos que iniciou a campanha, disse que está “extremamente animada com a notícia e otimista, mas cautelosa”.

Ify agradeceu as assinaturas no abaixo-assinado e ressaltou que a libertação das meninas não seria possível se pessoas de todo o mundo não tivessem levantado a voz para exigir que o governo nigeriano e governantes de vários países fizessem o possível para trazê-las de volta para casa.
“Meus pensamentos estão com as meninas nigerianas e suas famílias, enquanto elas aguardam para poder voltar para casa. Eu mal posso esperar para poder dizer que nós trouxemos de volta nossas garotas, ou #WeBroughtBackOurGirls.”

Fonte: Agência Brasil