Campanha pela reeleição de Dilma se intensifica no Maranhão

A campanha da presidenta Dilma Rousseff à reeleição tomou fôlego no Maranhão ao longo da semana com a realização de plenárias do PCdoB, do PT, reuniões do PMDB, a mobilização de prefeitos e do governo do estado. Na quinta-feira (16), o ministro das Relações Institucionais e dirigente petista Ricardo Berzoini manteve contatos com a governadora Roseana Sarney, o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior e com dirigentes estaduais do PCdoB, do PT e do PMDB.

O PCdoB tomou a iniciativa já no início da semana com a realização na segunda-feira (13) de uma grande plenária de militantes, parlamentares e dirigentes de partidos da coligação Todos pelo Maranhão em favor de mobilização pró-Dilma no Maranhão. PCdoB, PDT, PP, PROS e a “Resistência Petista” reuniram cerca 800 militantes para ampliar ainda mais a vantagem da candidatura de Dilma no estado.

Para o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB), a candidatura de Dilma é a que melhor encarna as propostas e objetivos do projeto de desenvolvimento do Maranhão. “O Maranhão precisa assegurar a Dilma uma ampla vantagem na votação deste 2º turno. Por isso o PCdoB e os partidos aliados levarão adiante com força e com grande energia a campanha da presidenta Dilma aqui”, defendeu.

Entre as lideranças políticas presentes, estavam o deputado federal eleito Zé Carlos (PT), o deputado federal reeleito Waldir Maranhão (PP), o presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry, o vice-presidente estadual do PT, Augusto Lobato, entre outros dirigentes partidários.

Na quinta-feira (16), realizou-se uma reunião coordenada pela governadora do estado Roseana Sarney com centenas de ex-prefeitos, vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais e outras autoridades, para recepcionar o ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini (PT), e coordenar ações pela reeleição da presidenta Dilma Rousseff.

O encontro tem como objetivo fortalecer ainda mais a campanha de reeleição de Dilma, no Maranhão. No primeiro turno, Dilma obteve no primeiro turno cerca de 70% dos votos válidos.

A governadora Roseana Sarney reafirmou que chegou a hora do Maranhão e do Brasil darem respostas positivas aos avanços alcançados com os governos Lula e Dilma.

O ministro Berzoini anunciou reformas importantes, como a federativa e a tributária e tratou da necessidade de se rediscutir o pacto federativo e redefinir os papéis da União, dos Estados e dos Municípios. Berzoini também falou sobre o aumento de 1 % do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que será o segundo a ocorrer após a Constituição Federal de 1988. “O Brasil passa por um momento único em sua história, deixamos de ser um país submisso ao capital norte-americano e hoje dialogamos com nações, como a Bolívia. Um sinal de amadurecimento político que só é possível quando se projeta novos desafios e perspectivas”, concluiu.

O ministro das Relações Institucionais do governo da presidenta Dilma foi recebido também pelo prefeito da capital Edivaldo Holanda Júnior. A audiência contou com participação de deputados federais reeleitos e recém-eleitos da bancada federal maranhense, como os deputados Weverton Rocha , Waldir Maranhão (PP), Zé Carlos (PT), o presidente do PCdoB, Márcio Jerry, e o vereador Pavão Filho (PDT).

Durante quase uma hora, o prefeito e o ministro conversaram sobre parcerias em andamento, com ênfase em projetos que contribuem para a melhoria da mobilidade urbana. O prefeito Edivaldo disse ao ministro Berzoini ter grandes perspectivas de ampliar a agenda conjunta com os governos federal e estadual a partir de janeiro do próximo ano.

Caminhadas

Uma caminhada pró-Dilma ocorreu em São Luís na tarde desta quinta-feira (16) teve início no bairro Alto do Turu e terminou no bairro do Sol e Mar. Como encerramento da agenda do ministro Berzoini, na capital maranhense, será feita novamente uma grande “Caminhada Dilma 13”, no centro comercial de São Luís, passando pela Rua Grande. No ato o ministro estará acompanhado por lideranças partidárias, estudantis, sociais e militantes partidários.

Com agências
Matéria atualizada ás 13h06 para acréscimo de informações