Rússia: retomada das relações com EUA só depois do fim das sanções

As sanções impostas contra a Federação da Rússia causaram um grande dano à cooperação entre a Rússia e os Estados Unidos, é impossível falar sobre a reiniciação das relações sem seu levantamento, afirmou o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev.

Notas de dólar e rublo - Colagem Russia Today

Em uma entrevista à emissora CNBC, o líder do governo russo respondeu negativamente à pergunta sobre a possibilidade de reiniciação das relações com a Rússia sem levantamento das sanções.

"Não, certamente. Isso é absolutamente impossível. Vamos falar direto, não fomos nós quem impusemos essas sanções, foram os nossos parceiros na comunidade internacional. E como se diz, Deus os julgará", disse Medvedev.

"Nós certamente sobreviveremos a estas sanções. Estou convencido de que, passado algum tempo, elas desaparecerão, simplesmente deixarão de existir, no entanto, não há dúvidas que essas medidas causaram danos a nossas relações", disse ele.

A Ucrânia, Montenegro, Islândia, Albânia e alguns outros países aderiram ao mais recente pacote de sanções da União Europeia (UE) contra a Rússia.

Em setembro, o Conselho da UE decidiu impor medidas adicionais para restringir o acesso de um número de empresas e bancos russos ao mercado de capitais da UE. Foi proibida a prestação de serviços para projetos de produção de petróleo em águas profundas e na zona ártica, de exploração de óleo de xisto e ampliado o embargo de venda à Rússia de produtos de dupla utilização (civil e militar).

Da redação do Vermelho,
com informações da Voz da Rússia