Vendas no varejo apresentam crescimento em agosto, segundo IBGE

Avanço de 1,1% é o maior desde julho de 2013, quando atingiu 2,6%, reverte queda de 2 meses e foi puxada pelas vendas de material para escritório e informática.

Vendas no varejo comécio

As vendas do comércio varejista brasileiro reverteram dois meses de queda e voltaram a crescer em agosto, com avanço de 1,1% em relação a o mês anterior, já com a correção da inflação. Sem a correção, o avanço nominal foi de 1,3%, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa veio acima da expectativa do mercado e é a mais alta desde julho de 2013, quando avançou 2,6%.

A alta acumulada de janeiro a agosto é de 2,9% e de 3,6% em 12 meses.. Em agosto, o avanço foi puxado pelos segmentos Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,5%) e Tecidos, vestuários e calçados (3,2%). O único setor que registrou recuo foi registrado por Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, bom baixa de 0,1 por%, segundo a pesquisa.

Setores

Nos resultados de agosto sobre o mês anterior, observa-se que oito das dez atividades pesquisadas apresentaram variações positivas no volume de vendas. Em ordem de magnitude das taxas, os resultados foram: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,5%); Tecidos, vestuário e calçados (3,2%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,5%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%); Combustíveis e lubrificantes (1,4%); Móveis e eletrodomésticos (1,3%); Livros, jornais, revistas e papelaria (0,9%); Material de construção (0,2%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%) e Veículos e motos, partes e peças (-2,5%).

A atividade de Móveis e eletrodomésticos, com taxa de -7,5% no volume de vendas em relação a agosto do ano passado, foi responsável pela segunda maior participação negativa no índice geral. Essa variação foi impactada pelo menor ritmo de crescimento do crédito com recursos livres que, segundo o Banco Central, no acumulado dos últimos 12 meses, passou de 9,2% em agosto de 2013 para 5,0% em agosto deste ano.

“Cabe ressaltar que as altas de preços dos principais produtos que compõe esta atividade se encontram acima da inflação. Em termos acumulados, os resultados foram: 1,5% para os oito primeiros meses do ano e 2,6% para os últimos 12 meses”, destaca o IBGE.

Fonte: Portal Brasil