Governo chinês critica atitude de Taiwan sobre questão de Hong Kong

Diante do apoio mostrado por Taiwan em relação às recentes manifestações em Hong Kong, a porta-voz do Gabinete dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado da China, Fan Li Qing, disse no dia 15 que o governo central do país tem planos detalhados para impulsionar a democratização em Hong Kong, e que Taiwan não deve dar opiniões inadequadas.

China estimulará importações

Fan Liqing revelou que, conforme os planos, o chefe do Executivo de Hong Kong será eleito por eleições gerais diretas em 2017. Ela salientou que as recentes manifestações ilegais em Hong Kong destruíram a ordem social local e abalaram o desenvolvimento e a segurança da região.

Quanto aos comentários de Taiwan sobre o sistema político do continente chinês, Fan afirmou que os dois lados do Estreito de Taiwan escolheram caminhos diferentes de desenvolvimento. Ela ressaltou que a parte do continente chinês respeita a decisão dos compatriotas de Taiwan e espera que a parte de Taiwan também respeite a escolha de 1,3 bilhões de pessoas.

A porta-voz enfatizou que as forças da independência de Taiwan querem aproveitar a "Ocupação do Centro" de Hong Kong para difamar o governo chinês, o que não vai acontecer com sucesso.

Para completar, Fan ainda criticou as autoridades de alguns departamentos de Taiwan por se mostrarem dispostos a receber Dalai Lama novamente na ilha.

Fonte: Rádio China Internacional