Estudantes cearenses debatem universidade e movimento estudantil

Estudante do Cará se reúnem em Fortaleza para o 9º Congresso dos Estudantes da UFC que começa nesta quinta-feira (16) e segue até o domingo (19). O encontro vai debater questões fundamentais sobre a universidade, a sociedade, educação, cultura, assistência estudantil, pesquisa, extensão, e outros temas importantes relacionados à universidade.

Debate dos estudantes da UFC - DCE da UFC

O objetivo é construir um espaço de organização do corpo estudantil dentro da instituição. O tema do Congresso desse ano será “Derrubando os muros da Universidade: A UFC no contexto Pós-Jornadas de Junho”. O tema surgiu com a proposta de debater com mais profundidade o movimento estudantil da UFC trazendo pautas das manifestações que levaram milhões de estudantes às ruas em 2013.

O Congresso dos Estudantes da UFC é a segunda maior instância de deliberação do movimento estudantil na Instituição, atrás apenas da Assembleia Geral dos Estudantes. Além de debater questões fundamentais sobre o futuro do movimento estudantil da UFC, o 9ºCongresso dos Estudantes também terá espaço para atividades culturais e artísticas, mesas-redondas, rodas de conversa, oficinas, palestras e painéis. Os estudantes também vão debater e reformular o Estatuto do DCE da UFC.

As inscrições são gratuitas e todo e qualquer estudante da UFC poderá participar dos espaços do congresso. Aqueles que não são estudantes da UFC, poderão participar dos espaços de debate enquanto ouvintes e poderão realizar sua inscrição presencialmente durante o encontro. Todos os estudantes têm direito à voz e apenas aqueles que foram eleitos em assembleias ou eleições em seus respectivos cursos tem o direito de voto na Plenária Final.

O congresso é fruto da parceria do DCE com os Centros e Diretórios Acadêmicos e com a Universidade. A programação pode ser acessada no site oficial do evento.

Da redação do Portal Vermelho, com informações da UNE