Dilma mantém dianteira com 45% das intenções em pesquisa Vox Populi

Pesquisa Vox Populi, divulgada nesta segunda-feira (13) pela TV Record, mostra a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, na primeira posição com 45% das intenções de voto. No quadro de votos válidos, a candidata tem 51%. Já o tucano Aécio Neves (PSDB) tem 44% e 49%, respectivamente. Aprovação do governo Dilma é de 40%.

Dilma e Aécio

Com Dilma na frente numericamente, a pesquisa mostra um empate técnico e mantém a perspectiva apontada na última pesquisa Vox Populi, divulgada no primeiro turno, um dia antes da votação, que mostrava Dilma com 46% contra 41% de Aécio numa simulação de segundo turno.

Levantamento por região

O Vox Populi traz também um recorte das intenções de voto por região. O cenário aponta o que se configurou nas urnas, com Aécio vencendo no Sul e Sudeste, e Dilma na região Nordeste. No Centro-Oeste e Norte, os candidatos estão tecnicamente empatados.

No Sul, o tucano tem 55% da preferência, contra 33% de Dilma. Brancos e nulos são 4% e eleitores indecisos, 7%. No Sudeste, Aécio tem 51%, contra 36% de Dilma, sendo brancos e nulos 7%; os indecisos são 6%.

No Nordeste, Dilma tem 67% das intenções de voto, contra 26% do tucano. Os brancos e nulos na região são 4%, e os eleitores indecisos totalizam 3%. No Centro-Oeste e Norte, ambos os candidatos têm 45% das intenções de voto cada; brancos e nulos são 4%, e indecisos somam 6%.

40% aprovam governo Dilma

A pesquisa também fez uma avaliação do governo Dilma junto aos entrevistados. A avaliação positiva da petista chegou a 40% do total. Outros 37% consideram a presidente “regular” e, por fim, 22% fizeram avaliação negativa de Dilma; 1% não opinaram.

Foram entrevistadas 2 mil pessoas em 147 cidades nos dias 11 e 12 de outubro. A margem de erro é de dois pontos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01079/2014.

Com informações de agências