Agricultores do Nordeste repudiam preconceito contra o povo nordestino

 Integrantes de movimentos sociais de trabalhadores rurais do Nordeste publicaram uma nota oficial em repúdio aos comentários preconceituosos que apareceram na internet em função da expressiva votação em Dilma Rousseff nesta região do país. Os agricultores do Nordeste entendem que a situação social e política da região melhorou durante os governos de Lula e Dilma, portanto é natural que a população escolha dar continuidade a este projeto político.

Agricultura no Nordeste - Reprodução

A nota elaborada por diretores das Federações de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais dos Estados do Nordeste, da Coordenação Regional Nordeste e da Contag traz a público o repúdio destes trabalhadores às “nefastas manifestações preconceituosas e discriminatórias contra o povo nordestino”.

Grande parte das manifestações de ódio e preconceito publicadas na internet partiram de pessoas residentes em São Paulo e na região Sul. Por isso, os agricultores fizeram questão de destacar o fato de que a capital paulista é a cidade com o maior número de nordestinos fora do Nordeste, ou seja, são milhares que abandonam sua terra natal para ir “ganhar a vida” em outra região e consequentemente contribuir com o desenvolvimento do país.

“Nós nordestinos e nordestinas recuperamos nossa autoestima e nossa alegria em pertencer a esta parte desse país continental. Celebramos com orgulho o nosso chão, a nossa cultura e nossas raízes; e temos buscado vencer as adversidades para seguir contribuindo para a grandeza da nossa nação com respeito às demais regiões. Abaixo o ódio, o preconceito e a intolerância! Viva o Nordeste! Viva o Povo Brasileiro!”, diz a nota.

Os trabalhadores rurais reconhecem os avanços conquistados durante os governos de Lula e Dilma período que, segundo eles, houve o maior investimento na agricultura familiar dos últimos tempos e defendem a reeleição da presidenta. Este incentivo proporcionou ao povo nordestino recuperar a dignidade de poder trabalhar e cultivar sua terra e a autoestima de colher e distribuir sua produção. Afirmam que hoje já não há o estigma perpetuado em governos anteriores de que o Nordeste é sinônimo de fome e miséria.

Ao mesmo tempo em que o povo nordestino comemora estas grandes conquistas, reafirma a necessidade de integrar as regiões do Brasil a partir de um Projeto Nacional capaz de considerar todas as demandas e especificidades dos estados brasileiros, a fim de construir um país com mais igualdade e oportunidade para todo o povo, sem a disseminação de ódio, preconceito ou discriminação de qualquer ordem.

Em nota, destacam ainda que o povo nordestino não só recuperou sua autoestima e dignidade com a oportunidade de cultivar para contribuir com a alimentação da nação brasileira, mas teve mais acesso às políticas de saúde, educação no campo, emprego, renda, crédito, assistência técnica, habitação, infraestrutura hídrica, energia elétrica e segurança, “itens até então desconsiderados pelos governos anteriores para a nossa região”, afirmam.

“Nós nordestinos e nordestinas recuperamos nossa autoestima e nossa alegria em pertencer a esta parte desse país continental. Celebramos com orgulho o nosso chão, a nossa cultura e nossas raízes; e temos buscado vencer as adversidades para seguir contribuindo para a grandeza da nossa nação com respeito às demais regiões”, diz o documento.

Leia a nota na íntegra em arquivo PDF.

Por Mariana Serafini, da redação do Portal Vermelho