Evo Morales é reeleito presidente da Bolívia

O presidente Evo Morales foi reeleito para governar a Bolívia no período de 2015 a 2020, depois de derrotar com facilidade seus quatro opositores nas eleições gerais deste domingo (12), segundo os dados preliminares divulgados nesta segunda-feira (13) em La Paz.

Evo ganhou em todas as seções eleitorais no exterior e no território nacional com 60% dos votos válidos, assinalam os informes provisórios.

O empresário Samuel Doria, do opositor Unidad Democrática, conseguiu 25% de apoio, com o que será a principal força da oposição boliviana.

Leia também:
Presidentes latino-americanos comemoram vitória de Evo Morales
Após vencer seis eleições, Evo Morales diz que "ganhar é simples"
Bolivianos comparecem às urnas em SP e elegem Evo Morales

Jorge Quiroga (Partido Democrata Cristão) ficou em terceiro lugar com 9% dos votos, enquanto Juan del Granado (Movimento sem Medo) e Fernando Vargas (Partido Verde) obtiveram 3% cada um.

O Movimento ao Socialismo (MAS) domina agora a Assembleia Legislativa Plurinacional (Congresso), com 25 das 36 cadeiras do Senado e 80 das 130 da Câmara dos Deputados. O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) prevê divulgar os dados conclusivos na manhã desta segunda-feira.

Multidões de bolivianos saíram às ruas de todo o país para comemorar a reeleição de Evo Morales.

Presidentes de Argentina, Uruguai, Cuba, Venezuela, Equador e Nicarágua comemoraram o triunfo eleitoral de Morales com telefonemas, notas oficiais e comentário nas redes sociais.

Fonte: Prensa Latina