Com Evo favorito, Bolívia vai às urnas neste domingo

Mais de seis milhões de bolivianos residentes no país e em outras 33 nações elegem neste domingo (12) o presidente da República para o período 2015-2020.

Evo Morales, presidente da Bolívia

Cerca de 15 mil mesas eleitorais estão espalhadas por todo o país. O primeiro informe parcial da apuração será divulgado depois das 20h00 (21h00, no horário de Brasília). Até o final da noite, mais de 70 por cento dos votos poderão estar computados e já se terá uma ideia clara do resultado.

O presidente Evo Morales, que concorre à reeleição pelo Movimento ao Socialismo (MAS) contra outros quatro candidatos, é o favorito, segundo todas as pesquisas.

De acordo com as sondagens dos institutos Ipsos, Opinión y Mercado; Tal Cual e Equipos Mori, Evo conquistará cerca de 60 por cento dos votos, muito à frente de seu mais próximo adversário, Samuel Doria Medina, da Unidad Demócrata (UD), que tem apenas 17 por cento das intenções de voto.

Mais distante ainda está o candidato Jorge Tuto Quiroga, do Partido Democrata Cristão (PDC), com menos de 10 por cento.Totalmente descartados aparecem Juan del Granado, do Movimento Sem Medo (MSM), e Fernando Vargas, do Partido Verde da Bolívia (PVB).

Será a terceira vitória de Evo Morales sobre Doria Medina desde 2005, e a segunda sobre Jorge Quiroga.

Chegaram ao país observadores de várias organizações internacionais, entre elas a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a União de Nações Sul-americanas (Unasul).

Com agências