Jogo digital educativo ensina sobre trabalho infantil 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lança nesta terça-feira (14), em Brasília, um jogo virtual sobre o tema trabalho infantil. A iniciativa é do MPT na Paraíba e foi desenvolvido pelo curso de Jogos Digitais de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa). O objetivo do jogo é apresentar ao jogador, de forma lúdica e interativa, informações importantes sobre o tema trabalho infantil.  

Jogo digital educativo ensina sobre trabalho infantil

Disponível na internet, o jogo poderá ser acessado em todas as escolas com rede mundial de computadores. Com diversos links informativos sobre o tema, o jogo online vai unir diversão com aprendizagem.

O procurador do trabalho Raulino Maracajá, que acompanha o projeto, avaliou o potencial educativo do jogo. "Os jogos digitais apresentam um potencial educativo extraordinário. Por isso, o projeto proporcionará uma maior sensibilização da sociedade acerca de problemas sociais graves."

Maracajá enfatizou que a ferramenta possibilitará a crianças, jovens e adultos conhecerem mais sobre esses problemas reais da sociedade brasileira, mesmo que a intenção inicial seja a de acessar o jogo apenas por divertimento.

"É uma forma lúdica de chamar a atenção para problemas que muitos ainda desconhecem ou não dimensionam sua gravidade. O trabalho infantil não deve ser encarado como normal, os perigos existem e as consequências são danosas. Isso é mostrado no jogo", comentou.

O MPT e a Facisa firmaram em 2012 termo de cooperação técnica com vistas à implementação de projeto de desenvolvimento de jogos educativos relacionados com a temática trabalhista. Um segundo game, com o tema trabalho escravo, está em fase de finalização.

Fonte: MPT