Na Paraíba, Dilma destaca luta por direitos humanos e Reforma Política

A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, esteve na noite desta quarta-feira (8) em João Pessoa, na Paraíba, para agradecer a votação de 55,6% recebida no primeiro turno das eleições presidenciais pelos eleitores do Estado. Em seu discurso, ao lado do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), a presidenta destacou os avanços sociais e as políticas de direitos humanos.

Dilma na Paraíba. Foto: Ichiro Guerra/ Dilma 13

Presidente do PSB na Paraíba, Edvaldo Rosas disse que o movimento do governador é "natural", pela proximidade histórica entre os dois partidos na Paraíba.
"Entendemos que o projeto e a visão de mundo do PSDB não são afinadas com a nossa. Sempre estivemos próximos ao PT, não teria porque agora ser diferente", afirmou.
Com 46% dos votos no primeiro turno, Coutinho disputa o segundo turno das eleições em seu Estado contra o ex-governador e senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que terminou na frente com 47,4% dos votos.e se preocupa com o social: igualdade de oportunidade para todos e respeito a homens, mulheres, negros e às diferentes orientações sexuais. Nós não vamos viver em uma democracia se não acabarmos com a discriminação, se não acabarmos com a violência doméstica, se não criminalizarmos a homofobia e se não acabarmos com as mortes de jovens negros”.

Dilma citou entre os avanços de seu governo o programa “Juventude Viva”, que será ampliado em seu segundo mandato, e realiza o enfrentamento da violência nas periferias dos grandes centros, levando equipamentos urbanos com atividades esportivas e culturais em áreas de vulnerabilidade. Dilma também falou sobre a importância da Lei Maria da Penha, criada no governo Lula, que criminaliza a violência doméstica e intrafamiliar.

O projeto da Reforma Política foi defendido como crucial para que a população volte a confiar na política, sendo imprescindível a participação da população com consulta sobre temas polêmicos. “O Brasil precisa de uma reforma política. Aqui tem muitos jovens, e precisamos mudar as regras do jogo. Ninguém tem força para fazer uma Reforma Política sem participação popular e com plebiscito”, avaliou Dilma.

Candidato a Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), declara apoio a Dilma

O governador da Paraíba e candidato à reeleição, Ricardo Coutinho (PSB) foi o primeiro governador do seu partido a declarar apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT) à reeleição à Presidência. A decisão foi comunicada ao partido e anunciada pelo governador nas redes sociais. Coutinho disse que o objetivo é "barrar retrocessos" na Paraíba e no Brasil.

Presidente do PSB na Paraíba, Edvaldo Rosas disse que o movimento do governador é "natural", pela proximidade histórica entre os dois partidos na Paraíba. "Entendemos que o projeto e a visão de mundo do PSDB não são afinadas com a nossa. Sempre estivemos próximos ao PT, não teria porque agora ser diferente", afirmou.

Antes do comício, em coletiva, Dilma Rousseff anunciou o apoio de Ricardo à sua candidatura no 2º turno das eleições presidenciais.

O governador Ricardo Coutinho vai me apoiar e eu vou apoiá-lo no 2º turno das eleições. Nós tivemos uma parceria importante no meu período de governo e estamos aqui pra fazer uma grande reunião de movimentação eleitoral e enfatizar nosso comprometimento com a região. Eu e o presidente Lula tivemos um cuidado muito grande com as políticas sociais e educacionais como o Pronatec e também trouxemos infraestrutura para essa região do Brasil porque ela sempre foi menos cuidada" finalizou.

Fonte: Portal Dilma
Com informações da imprensa local