Encontro define agenda de trabalho para os Jogos Mundiais Indígenas

Os Jogos Mundiais indígenas foram a pauta de reunião, nesta quarta-feira (8), entre o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, e o diretor do Comitê Intertribal, Memória e Ciência Indígena (ITC), Marcos Terena. Durante o encontro, ficou definida a agenda de trabalho a ser desenvolvida pelo comitê gestor dos jogos. 

encontro jogos mundiais indígenas - A partir dessa reunião preparatória, o Brasil dá início à primeira etapa de atividades, de um total de três, do projeto de realização da edição pioneira do evento de caráter internacional, que será em setembro de 2015, na capital tocantinense. “A primeira

“Entra em prática, a partir de agora, o plano operacional e estrutural do evento internacional da tradição indígena, que envolve a edificação de toda a estrutura do Parque Temático na capital tocantinense”, antecipou Ricardo Cappelli.

A partir dessa reunião preparatória, o Brasil dá início à primeira etapa de atividades, de um total de três, do projeto de realização da edição pioneira do evento de caráter internacional, que será em setembro de 2015, na capital tocantinense. “A primeira fase é a estrutura dos jogos propriamente dita, a Feira de Artes e Cultura Indígena, a segunda, e a terceira é a Feira de Produtos Agrícolas indígenas”, detalhou Marcos Terena.

No encontro, em que também esteve presente a diretora de Políticas Intersetoriais, Andrea Ewerton, o prefeito Carlos Amastha propôs uma reunião em Palmas, com a participação dos três entes do comitê gestor do mundial indígena – Ministério do Esporte, Comitê Intertribal e prefeitura. Uma das ações a serem deliberadas no próximo encontro de trabalho, previsto para o dia 28 de outubro, na capital tocantinense, será a definição das modalidades esportivas indígenas a serem disputadas no Mundial.

“A estruturação do evento internacional da cultura tradicional indígena caminha em passos firmes”, declarou o secretário Cappelli, ao confirmar sua participação no próximo encontro do comitê gestor, em Palmas.

Para o mundial indígena são esperadas etnias de 30 países e a participação de cerca de 2 mil atletas guerreiros. Entre as instalações a serem implantadas na aldeia dos Jogos estão alojamento das etnias brasileiras, Oca Digital e dos Saberes, praça de alimentação com comidas típicas, refeitório, museu do índio e feira de artesanato, além de instalações esportivas, como campo de beisebol, raia olímpica e arena.

Fonte: Ministério do Esporte