Trabalhadores brasileiros fazem ato contra o desemprego no Dia de Ação

O Dia Internacional da Ação da Federação Sindical Mundial (FSM) levou milhões de trabalhadores às ruas nesta sexta-feira (3) em diversos países. No Brasil, sindicalistas participaram do ato nas principais capitais e discutiram com a população a questão do desemprego.

Ato da CTB contra o desemprego - CTB

O lema dos trabalhadores brasileiros para o Dia Internacional da Ação foi “Desemprego aqui? Nem que a vaca tussa!”. As principais capitais, entre elas São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro contaram com a participação de milhares de sindicalistas. A atividade central da Federação Sindical Mundial aconteceu em Palmela, em Portugual, e contou com a presença do secretário-geral da entidade, George Mavrikos.

Apesar da crise internacional do capital que assola a classe trabalhadora, no Brasil a situação é diferente, o país vive a mais baixa taxa de desemprego de sua história. De acordo com o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, isso de deve às políticas sociais desenvolvidas pelos governos de Lula e Dilma nos últimos 12 anos.

A diretora nacional da CTB, Mônica Custódio, participou do ato no Rio de Janeiro e falou sobre a crise econômica mundial e a importância das ações do governo brasileiro para reduzir o impacto no Brasil. Para ela, foram as políticas sociais que garantiram a redução da taxa de desemprego e o aumento do poder de compra do salário mínimo.

Em Minas Gerais os trabalhadores aproveitaram a ocasião para debater a eleições e o projeto político da presidenta Dilma, que para eles é o mais capaz de atender às necessidades da classe trabalhadora.

Por Mariana Serafini, da redação do Portal Vermeho
com CTB