Multidão acompanha Flávio Dino em caminhada em São Luís 

Na caminhada que marca as atividades de encerramento da campanha de Flávio Dino (PCdoB) ao governo do Maranhão quem falou foi o povo. O clima era de carnaval. Vestidos de vermelho, portando bandeiras e com sorriso largo no rosto, os partidários de Flávio Dino dançavam ao som do Passinho do Meia Cinco. Um trio com instrumentos musicais tocavam: “Todo mundo agarradinho/No passinho do Meia Cinco.”

Por Márcia Xavier*, de São Luis 

Flávio Dino - Foto: Márcia Xavier

Na tarde/noite desta sexta-feira (3), uma multidão se concentrou na Praça João Lisboa, no centro histórico de São Luís, para acompanhar o candidato. Após a concentração, a caminhada seguiu pela Rua Grande, onde se localiza o setor comercial da cidade, que parou para ver a manifestação.

“Já deu, já deu/ Já deu, já era/ O outro lado é desespero/ O meia cinco é da galera. Já deu, já deu/ Já deu, não dá mais não/Meu voto é meia cinco/ Prá mudar o Maranhão”, cantavam jovens, velhos e crianças, todos caminhando e cantando: “Sai, sai/ Sai, sai panelinha/O barco tá afundando/ Vão perder essa boquinha”.

O candidato parava nas lojas para cumprimentar os vendedores e clientes. E tinha que vencer a multidão para atender aos chamados dos que queriam cumprimentá-lo.

E a multidão seguia ao som de “Vem, vem, vem pro lado de cá/ Chega junto, vamos nessa/ Tá na hora de dançar”. E tal qual a estrofe de um grande sucesso carnavalesco, o povo pulava com o refrão “O passinho do meia cinco/ O passinho do meia cinco/ Todo mundo agarradinho/ No passinho do meia cinco, meia cinco, meia cinco, meia cinco…”.

Ao final da caminhada, em meio aos pedidos de fotos e cumprimentos dos eleitores, o candidato falou para o Portal Vermelho sobre a expectativa para as eleições: “É a melhor possível; o povo está conosco, animado, com muita esperança e com muita fé. Chegou a hora de virar a página do passado e colocar o Maranhão na direção correta. Garantir que o dinheiro público seja bem aplicado e, com isso, tenhamos políticas sociais para a maioria do povo. Vamos romper esse ciclo de pobreza e domínio político atrasado, ditatorial, que o Maranhão atravessou nesse período”.

Após fazer todo o percurso da Rua Grande, a caminhada seguiu, em meio aos carros na Rua Quadrante, em direção à Praça Deodoro, onde o candidato, ainda muito assediado, atendia aos apelos dos eleitores por fotos e cumprimentos. Para Flávio Dino, essa caminhada, que marca a reta final da campanha nas ruas, reflete a adesão popular ao projeto de mudança política no Estado.

A atividade foi acompanhada pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, vereadores, candidatos a deputado federal e estadual, lideranças da grande ilha e secretários municipais.

As caminhadas na capital, que começaram na manhã desta sexta-feira, com o candidato percorrendo as ruas do Cohatrac, prosseguem neste sábado (4), na Madre Deus, com concentração às 8h30 no Largo do Caroçudo. À tarde, a partir das 14 horas, uma grande caminhada movimenta o município de Raposa, um dos municípios que compõe a Grande Ilha.

A programação se encerra com uma carreata que sai às 16h do Colégio Santo Antônio, em Raposa, em direção à São Luís, onde percorre as principais ruas da cidade.

Candidato isolado

Ao contrário de Flávio Dino, o candidato adversário, Edinho Lobão (PMDB), cancelou todas as atividades anunciadas para esta sexta-feira (3). A agenda incluía as cidades de São Domingos do Azeitão, São Raimundo das Mangabeiras e Balsas. A campanha de Edinho apagou do site do candidato a agenda em que constavam os compromissos. Nada foi colocado no ar para explicar os motivos.

O cancelamento da agenda de Edinho tem se tornado frequente nesta reta final de campanha. Em queda na maioria das pesquisas e vendo deserções políticas diariamente, o candidato do PMDB segue cada vez mais isolado.

*Enviada especial do Portal Vermelho a São Luís do Maranhão.