Dilma: "Brasil com mais direitos e autonomia das mulheres"

Ao participar de uma caminhada na manhã deste sábado (4) em sua cidade natal, Belo Horizonte, a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, como uma boa mineira parou para tomar um cafezinho e comeu um pão de queijo, além disso, tirou fotos com funcionários e ganhou uma xícara do estabelecimento. À vontade, Dilma falou das conquistas das mulheres nos últimos tempos.

Segundo Dilma, o objetivo maior de seu governo é a consciência de que a construção de um Brasil democrático passa pela construção de um País sem discriminação contra a mulher e o negro, e sem homofobia. “É caso para o Brasil se mobilizar e lutar, de todas as formas, contra esses processos bárbaros que atentam contra a civilização”.

Leia também:
"Não prefiro nada, quem escolhe é o eleitor", avisa Dilma


“Eu acredito num Brasil com mais direitos, mais reforço da autonomia das mulheres, em um Brasil sem discriminação. E acho que a luta contra todos os processos discriminatórios, em especial o combate sistemático contra a violência contra a mulher, deixando claro que é crime”, disse a presidenta.

Combate à violência

“Além disso, tenho muito orgulho do programa de tolerância zero com a violência contra a mulher. Nós fizemos uma rede de proteção ampliada no sentido do acolhimento e do tratamento. São 1.104 unidades de atendimento em hospitais de referência, em delegacia e em vários órgãos, em que hoje atendemos a mulher vítima de violência”, exaltou Dilma.

Para combater o tráfico de mulheres, o Governo Federal instalou nove centros de atendimento espalhados pela fronteira brasileira, principalmente nos locais considerados mais críticos. Outras 54 unidades móveis presentes em todos os estados brasileiros fazem atendimento contra a violência à mulher. A Casa da Mulher Brasileira virá para somar ainda mais nesse processo de tolerância zero do Governo Federal.

Mais conquistas

Dilma lembrou ter declarado, em 2010, quando foi eleita presidenta da República para seu primeiro mandato, que aquela eleição consagrava a capacidade da mulher brasileira.

“Em 2010 eu disse que além de continuar as conquistas do governo Lula, ia avançar e governar com o coração e a alma da mulher. Isso significa que eu assumi compromissos com as mulheres”, afirmou.

A presidenta exaltou a capacidade e a força da mulher brasileira e enumerou as principais conquistas de gênero realizadas em seu governo. No programa Bolsa Família, por exemplo, 93% dos cartões estão nos nomes das mulheres.

“São elas que decidem quando, onde e como gastar o dinheiro”, disse Dilma. No caso do Minha Casa Minha Vida, na faixa até R$ 1.600 mensais de renda, que é a que tem maior carência de habitações, mais da metade das escrituras está em nome de mulheres.

A presidenta destacou, ainda, a evolução das mulheres no empreendedorismo. “Evoluímos muito no caso dos Microempreendedores Individuais. Hoje são mais de 9 milhões microempreendedores individuais, micro e pequenos, um crescimento extraordinário. E 52% são mulheres”, afirmou. No caso do acesso ao crédito para os Microempreendedores Individuais (MEI), 62% são destinados a mulheres, segundo a presidenta “com as menores inadimplências”.

Mais investimentos no meio rural

Na área rural o Governo Federal realizou uma grande campanha com o intuito de documentar um milhão de mulheres. “Vejam que tinha essa quantidade de mulheres que nunca tiveram documento civil, carteira de identidade, e portanto sem o documento principal da cidadania”, disse Dilma.

O Pronaf Mulher (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar) tem uma cláusula no qual exige que 50% da assistência técnica na área rural, através do programa Anater, seja para mulher. “Dentro de uma pequena propriedade, é ela que faz a organização da agroindústria”, comentou a presidenta.

O domingo

A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, participa neste domingo (5), em Porto Alegre (RS), de café da manhã com candidatos e dirigentes políticos dos partidos da coligação Com A Força Do Povo.

Em seguida, Dilma segue para a seção eleitoral onde votará, na Escola Estadual Santos Dumont, localizada à Rua Caeté, 328, Vila Assunção, Porto Alegre (RS).

Da redação do Vermelho
Com informações do Portal Dilma