Altamiro Borges: O Globo planta factoide contra Dilma

A máfia da mídia age de forma combinada e desigual, disparando vários tiros. Na terça-feira (30), o Estadão plantou factoides contra os Correios para tentar salvar o cambaleante Aécio Neves. Já nessa quinta-feira (2), o jornal O Globo inventou uma estória ridícula para atingir a presidenta Dilma. 

o globo jornal

O diário da golpista famiglia Marinho afirma que o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, o corrupto beneficiado pela “delação premiada e premeditada”, não foi demitido, mas renunciou de livre e espontânea vontade. Haja baixaria! O próprio jornal, em abril de 2012, já havia noticiado que a Petrobras demitira o picareta. Agora, porém, para interferir na reta final da sucessão presidencial, ele muda a versão.

Com estardalhaço, O Globo jura que “ata da Petrobras diz que ex-diretor renunciou”. O documento, porém, mostra exatamente o contrário. Ele comprova que a demissão de Paulo Roberto Costa foi comunicada diretamente pelo ministro de Minas e Energia. O jornalão ignora, inclusive, o próprio depoimento do demitido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Ele mesmo esclareceu que é de praxe das empresas estatais solicitarem aos investigados por irregularidades administrativas uma carta prévia de demissão. A íntegra do depoimento está disponível na internet e confirma que a decisão de demitir Paulo Roberto Costa partiu da presidenta Dilma Rousseff, como ela já afirmou várias vezes.

O site “Muda Mais”, que apoia a reeleição de Dilma, postou nestes dias vários documentos que comprovam a falsidade de O Globo – incluindo as atas da Petrobras e os depoimentos do demitido na CPI. Ao final, o site conclui: “Contra fatos, não há argumentos. Fica claro, pelo depoimento de Paulo Roberto Costa à CPI da Petrobras, que a responsável por sua demissão foi a presidenta Dilma Rousseff, por meio do ministro de Minas e Energia – e não foi iniciativa do ex-diretor, como andam insinuando por aí, por pura má-fé. Quem tenta plantar esse tipo de factóide para desdizer as declarações de Dilma caminha na contramão do compromisso com a informação e com a verdade”.

*Altamiro Borges é blogueiro, presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e secretário nacional de Mídia do PCdoB.