Editor do Vermelho fala de eleições em entrevista a jornal galego

O jornal Sermos Galiza, de ampla circulação na Galícia (Estado espanhol) e a revista L´Humanité Dimanche, suplemento dominical do jornal comunista francês L ´Humanité, publicaram entrevista com o dirigente do Partido Comunista do Brasil, José Reinaldo Carvalho, que é também editor do Portal Vermelho.

Zé Reinaldo - Sermos Galiza - Reprodução

Na entrevista, ele faz um balanço das conquistas dos governos Lula e Dilma, avalia a disputa eleitoral em curso e as perspectivas de vitória das forças de esquerda no Brasil. Publicamos alguns trechos da entrevista.

Que resumo faz de 12 anos de governos progressistas sob as presidências de Lula e Dilma?

A partir da primeira eleição de Lula, em outubro de 2002, abriu-se novo ciclo político no país, depois de mais de duas décadas de ditadura militar (1964-1985) e de governos civis neoliberais e conservadores (1990-2002). Nos últimos 12 anos, os governos progressistas do Partido dos Trabalhadores (PT) e dos partidos aliados, entre eles o PCdoB, sob a liderança primeiramente de Lula e agora da presidenta Dilma Rousseff, deram início a um processo de mudanças como jamais se viu na história do país; ampliaram e aprofundaram a democracia; elevaram a participação e o protagonismo popular e revelaram sua acentuada vocação social, retirando 36 milhões de brasileiros da miséria, e promoveram a maior redução da desigualdade social de nossa história. A prioridade das ações do governo tem sido a distribuição de renda, a inclusão social, a defesa da economia popular, a valorização dos salários, a oferta de emprego, o fortalecimento do poder aquisitivo das massas, a realização de políticas sociais em todos os âmbitos – combate à pobreza extrema, reformas nos sistemas educacional e de saúde, construção de moradias populares, defesa dos direitos trabalhistas e sociais.

Desde 2002, foram 20 milhões de empregos formais gerados, acompanhados de uma política de valorização do salário mínimo que teve aumento real de 75%.

Na economia, o governo estabeleceu como objetivo principal o desenvolvimento nacional, como base para o progresso social, o resgate do papel do Estado nacional como um dos elementos indutores desse desenvolvimento, e a superação da herança nefasta legada pelos governos neoliberais.

Estes 12 anos têm sido igualmente um período de ampliação da democracia e da participação popular. Além de dialogar permanentemente com o Poder Legislativo e os partidos políticos, os governos de Lula e Dilma criaram mecanismos de consulta com os movimentos sociais organizados para a elaboração de políticas públicas.

Ao balanço positivo dos últimos 12 anos dos governos progressistas é necessário ressaltar uma política externa soberana, independente, ativa e altiva, o empenho do Brasil em promover a integração latino-americana e caribenha, baseada na solidariedade com povos amigos e nações soberanas e a contribuição que dá na luta pela democratização das relações internacionais, pela construção de nova ordem econômica e política internacional, por um mundo de cooperação e paz.

Sendo muitos os avanços há elementos que desde fora do Brasil parecem contraditórios como a aposta nos megaeventos desportivos tendo em conta as necessidades que ainda tem a população, que visão tem você ao respeito?

O Brasil é uma grande nação, um país que adquire importância geopolítica cada vez maior. É justo que a par dos esforços pelo seu fortalecimento econômico e superação das injustiças sociais, projete sua imagem no mundo por meio de eventos como a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos.

Os esportes, principalmente o futebol, são indissociáveis da cultura brasileira, estão na alma e no coração do povo. Do ponto de vista econômico e social, esses eventos deixam um legado importante, em obras de infraestrutura urbana e em equipamentos para competições esportivas nacionais posteriores. Igualmente, estimula a indústria do turismo, o ingresso de recursos no país.

Confira a íntegra da entrevista.