Rafael Correa pede aos EUA: "Deixem a América Latina em paz"

Para o presidente do Equador, Rafael Correa, os Estados Unidos devem “deixar em paz” os governos latino-americanos e “parar com o intervencionismo”. Em seu discurso, na última segunda-feira (29), durante o Encontro Latino-Americano Progressista, que acontece em Quito, o chefe de Estado denunciou os supostos planos dos Estados Unidos para intervir na região por meio do apoio financeiro a opositores.

Rafael Correa pede aos EUA: "Deixem a América Latina em paz" - Everardo Mancilla / Getty Images

Correa criticou com veemência o presidente Barack Obama por sua decisão de apoiar a "formação de líderes e o fortalecimento da sociedade civil" em vários países. O mandatário equatoriano considera que essa atitude é uma nova forma de intervenção contra os governos de esquerda.

"A América Latina sabe muito bem o que isso significa: simplesmente mais intervencionismo. Basta! Basta! Nos deixem em paz. Respeitem a soberania de nossos países", declarou Correa durante seu discurso no Encontro Latino-Americano Progressista que reúne dirigentes e partidos de esquerda de 20 países.

Leia também:
Correa pede unidade à esquerda latino-americana
Partidos de esquerda combatem ofensiva da direita latino-americana

"O presidente Obama acaba de anunciar a criação de centros na América Latina, na África Subsaariana, no Oriente Médio e na Ásia para a formação de líderes, para o fortalecimento da sociedade civil em outros países e para, supostamente, combater os esforços de vários governos para restringir a liberdade de expressão, concentrações pacíficas e o direito à associação", lembrou.

Correa considerou contraditório que os americanos deem lições de liberdade enquanto mantêm "o criminoso bloqueio a Cuba" e enfrentam "a insultante desigualdade em que 1% da população possui 35% da riqueza".

Com informações da AFP