Prefeitura regulariza 600 imóveis no Conjunto Planalto Universo

Esta é a primeira etapa da Prefeitura de Fortaleza para atingir a meta de regularização fundiária de cerca de 60 mil imóveis até 2016.

Mais de 600 famílias foram beneficiadas com o papel da casa, na última sexta-feira (26/09), no Conjunto Planalto Universo, no bairro Vila União, quando o Prefeito Roberto Cláudio assinou os documentos, em mutirão organizado pela Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor).

“Essa famílias agora terão mais segurança em relação às suas moradias pois a escritura confere garantia de posse. E elas estão recebendo esse documento sem nenhum custo”, declarou Roberto Cláudio. Segundo o Prefeito, até o final de 2016 serão mais de 30 mil casas populares entregues à população. “Desde que assumimos essa gestão, nosso compromisso foi o de atuar em duas frentes: uma é construindo casas e a outra é dando o papel da casa para quem já mora. Esse esforço é uma parceria dos governos Federal, Estadual e Municipal”.

Para a presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Eliana Gomes, esse é apenas o primeiro passo. “Hoje é um dia histórico e que significa muito para essas pessoas. São 648 famílias que agora possuem o verdadeiro documento de posse de suas casas, trazendo mais segurança e melhorias para a comunidade”, destacou.

O conjunto habitacional Planalto Universo foi entregue entre 2005 e 2006, mas somente foi registrado em matrícula recentemente, com a expedição do chamado Habite-se (instrumento legal que define o conjunto habitacional). O esforço é fruto do trabalho jurídico, social e urbanístico da Diretoria de Regularização Fundiária da Habitafor, retomado no início desta gestão.

Para o aposentado José Medeiros, de 81 anos, o dia foi de felicidade: “Vai trazer muitos benefícios pra gente. Agora posso fazer melhorias na casa e é a garantia de herança pros meus filhos”.

Já a dona Maria de Fátima, mais conhecida como Dona Ronaldinha, catadora da Associação Maravilha que faz parte da Rede de Catadores do Ceará, disse estar muito feliz por receber o papel de sua casa. “Antes eu morava em área de risco, fazia muito tempo que esperava por esse dia. Agora ninguém tira mais a minha casa, é minha de verdade”, afirmou.

Após a coleta das assinaturas, os documentos serão encaminhados para o cartório para formalizar os registros das unidades habitacionais em nome de cada família. Esta é a primeira etapa da Prefeitura de Fortaleza para atingir a meta de regularização fundiária de cerca de 60 mil imóveis até 2016.


Fonte: Prefeitura de Fortaleza