Militância comunista se mobiliza na reta final das eleições 2014

Faltando 9 dias para o primeiro turno das Eleições 2014, aconteceu nessa sexta-feira (26), no Comitê Central do PCdoB, uma confraternização dos militantes comunistas de São Paulo, para definir a reta final da campanha eleitoral.

Por Dandara Lima*

ato pcdob - Ramon de Castro

“O que está em jogo é o futuro do país. É preciso esclarecer a população sobre a importância das eleições. Faltam 9 dias e precisamos enfrentar o maior partido de oposição, a mídia”, declarou Fábio Tokarski, secretário de finanças do PCdoB, ao abrir a reunião.

Tokarski orientou os militantes a reforçarem o diálogo do dia a dia, pois a pauta defendida pelos comunistas tem uma base forte para conquistar o debate nas ruas. O principal desafio do partido nessas eleições é eleger deputados federais e estaduais para fortalecer sua bancada.

Para o dirigente sindicalista, Adilson Araújo, é necessário aproximar a militância para somar forças, principalmente em um estado politicamente complicado como São Paulo. A meta do partido é conquistar três deputados federais em São Paulo, ampliar a bancada estadual, conquistar o segundo turno nas eleições paulistas, manter Suplicy no Senado derrotando José Serra (PSDB) e reeleger a presidenta Dilma Rousseff.

Julia Roland, coordenadora nacional de Saúde do PCdoB, lembrou que essa reta final é o momento em que a população está definindo os seus candidatos, então é importante reforçar a entrega do material de campanha.

Nivaldo Santana, vice-governador na chapa de Alexandre Padilha ao governo estadual, falou sobre as dificuldades políticas em São Paulo. “Eleição para governo de São Paulo é bem complexa, os tucanos são blindados pela mídia, mesmo com várias áreas entrando em colapso e o discurso sem conteúdo de Geraldo Alckmin”.

Nivaldo, ao falar sobre a reta final em São Paulo, citou “os 10 dias que abalaram o mundo” da Revolução Russa e que a meta é viabilizar um segundo turno. “O jogo só acaba quando termina, então temos que ir até os 45 minutos do segundo tempo”.

Tokarski finalizou a reunião reforçando a importância do uso do material de campanha. Segundo ele, pesquisas apontam que 50% da população não tem candidatos ao legislativo no dia da eleição, e como são cinco opções de voto, as pessoas podem se perder com os números. Para ele, é preciso reforçar a entrega das células com os números dos candidatos do partido, é o material mais importante na reta final.

Após a reunião houve um coquetel de confraternização para os militantes e entrega de material de campanha.

Dandara Lima* é jornalista da UJS