Aumenta a tensão diplomática entre Egito e Turquia

A chancelaria egípcia anunciou nesta quinta-feira (25) a suspensão de um encontro anunciado entre o presidente Abdel Fattah Al Sisi e seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, que na quarta (24) o qualificou de "golpista" na ONU.

Recep Tayyip Erdogan

Na sede da organização mundial um conselheiro do chefe de Estado turco negou que ambos mandatários tivessem planejado se reunir em paralelo com as sessões do 69º período de sessões da Assembleia Geral.

"O presidente turco esforçou-se em espalhar o caos e a divisão no Oriente Médio com o apoio político e a provisão de fundos a grupos terroristas em seu próprio interesse", diz o comunicado do Ministério de Exteriores egípcio, assinado pelo titular, Sameh Shukry.

Tayyip Erdogan manifestou em sua fala que "o presidente democraticamente eleito de Egito foi derrubado por um golpe e a ONU decidiu legitimar o chefe desse golpe", em alusão ao presidente Al-Sisi.

O comunicado acrescenta que o mandatário turco violou as normas da ONU ao intervir nos assuntos internos egípcios e portanto o chanceler Shukry decidiu cancelar a reunião bilateral, que devia ocorrer nesta quinta (25), segundo a versão egípcia.

Os laços entre Cairo e Ancara deterioraram-se de maneira ostensiva depois da deposição pelo Exército em julho de 2013 do presidente Mohamed Morsi, um membro da cúpula do ramo egípcio da Irmandade Muçulmana.

Em meados de agosto desse ano, o Egito pediu a saída do embaixador otomano nesta capital e a Turquia respondeu com uma medida similar ao chefe da legação egípcia.

Desde então ambos governos mantêm uma troca intermitente de acres acusações.

Fonte: Prensa Latina