República Popular de Donetsk convoca eleições

O vice-primeiro-ministro da insurgente República Popular de Donetsk (RPD), Andrei Purguín, afirmou nesta quarta-feira (24) que as eleições para integrar o Conselho Supremo deste território serão realizadas no dia 2 de novembro por decisão do Parlamento local.

Cartaz da República Popular de Donetsk

Purguín assegurou à imprensa que serão eleitos 100 deputados para a câmara legislativa da RPD.

O líder separatista considerou que as eleições na vizinha República Popular de Lugansk (RPL) muito provavelmente serão celebradas no mesmo dia.

O vice-primeiro-ministro rebelde considerou provável que esse exercício eleitoral não esteja isento de "asperezas".

A RPD e a RPL foram proclamadas depois de um referendo realizado em maio em que cerca de 90% dos votantes apoiaram a independência dessas regiões em relação a Kiev. Pouco depois ambos territórios se uniram sob a denominação de Novarrússia.

A 5 de setembro do ano em curso, representantes do governo ucraniano e as repúblicas insurgentes com a mediação da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa e Rússia assinaram em Minsk um acordo de cessar-fogo.

Igualmente, coordenaram uma lei de anistia, uma troca de prisioneiros "todos por todos", regime especial de governos locais em algumas zonas controladas pelos milicianos e a convocação de eleições antecipadas em áreas afetadas pelo conflito.

Por iniciativa do presidente Petro Porochenko a 16 de setembro o Parlamento da Ucrânia aprovou uma lei sobre os direitos das administrações locais e as medidas de reconstrução em alguns territórios controlados pelos rebeldes.

A lei estipula a realização de eleições antecipadas no dia 7 de dezembro, no entanto, o premiê da RPD, Alexandr Zakhárchenko, descartou que na Novarrússia se celebrem eleições convocadas por Kiev.

Fonte: Prensa Latina