Ban Ki-moon: “Evo Morales é um símbolo do mundo em desenvolvimento”

Durante uma reunião do presidente da Bolívia, Evo Morales, com representantes da ONU na sede do organismo em Nova York, nesta segunda-feira (22), o secretário geral Ban Ki-moon definiu Morales como “um símbolo do mundo em desenvolvimento” e “o presidente do povo”.

Evo Morales e Ban Ki-Moon - EFE

Ban Ki-moon e Morales se encontram uma hora depois do início da 1ª Conferência Mundial Sobre Povos Indígenas da ONU, que marcou também o início do 69º período de sessões do organismo multilateral correspondente a 2014.

No plenário Ban Ki-moon, que em junho passado fez uma visita de quatro dias à Bolívia durante a cúpula do G77 + China, destacou Evo Morales como o gestor da homologação dos direitos dos povos indígenas por parte da ONU.

Leia mais: 
“Precisamos de ações imediatas contra mudança climática”, diz Morales


O secretário geral da ONU afirmou ainda que o presidente boliviano, por seu comprometimento com a harmonia e a paz pela mãe terra, transcendeu seu país e seu continente. “Você não está aqui apenas como presidente da Bolívia ou do G77+China”, disse.

O chanceler boliviano David Choquehuanca; a ministra de Planejamento do Desenvolvimento, Viviana Caro; o embaixador da Bolívia na OEA, Diego Pari e o vice-ministro de Relações Exteriores, Juan Carlos Alurralde, acompanharam Morales durante a reunião com Ban Ki-moon.

As autoridades políticas trocaram impressões sobre a mudança climática, e destacaram o fato de um dia antes da abertura da conferência, no domingo (21), o secretário geral da ONU ter participado de uma marcha com mais de 300 mil ativistas, no centro de Nova York, contra o fenômeno que tem alterado a normalidade atmosférica.

“Enquanto eu estava na marcha me peguei pensando em você, presidente. Você está sempre nas manifestações mais importantes do mundo contra este fenômeno”, disse Ban Ki-moon a Morales.

Fonte: Bolívia.com