Comitiva presidida por Orlando Silva visita OAB Paulista

A comitiva de advogados do PCdoB, encabeçada pelo presidente do partido em São Paulo, Orlando Silva, visitou a nova sede da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB) a convite de presidente da entidade, Marcos Costa.

Orlando

Orlando Silva afirmou acompanhar as movimentações da entidade e levantou a importância do debate sobre a constituinte exclusiva da reforma política. “A OAB é uma liderança e será uma grande força no debate, inclusive o Supremo tomou decisões que a impactam diretamente no tema do financiamento público de campanha”.

Segundo Marcos Costa, “a reforma política é o principal tema em debate no país. Não tem como se abster, estou muito convencido que o modelo vigente nos serviu por um tempo, mas já está vencido e precisa avançar”. 

Com a participação de advogados do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, o presidente da OAB, falou da perspectiva de debates sobre a justiça e o jornalismo em área de conflito. Citou a presença da entidade no prêmio Wladimir Herzog, inclusive relembrou que o primeiro presidente da entidade era advogado e jornalista, Plínio Barreto.

Marcos Costa também ponderou sobre a importância de se olhar com mais atenção para a desproporcional presença dos negros nas instituições do judiciário, “De mais de 300 desembargadores negros no tribunal de justiça, dois ou três são negros”.

Foi proposto que antes de terminar a gestão, o presidente Marcos Costa pense na pauta do racismo – tão recorrente hoje nos meios de comunicação – a ser algo institucionalizado na entidade. Inclusive lembrou que o primeiro presidente negro de todos os estados, foi na OAB Paulista.

Segundo Orlando Silva, “Foi muito importante essa visita da delegação do PCdoB e alguns amigos na nova sede da OAB-SP, fomos muito bem recebido pelo presidente Marcos da Costa e discutimos o papel da Ordem, sobre o quadro das instituições de São Paulo e fiquei muito feliz de perceber que o PCdoB é um partido muito respeito, por instituições tão importantes como a Ordem dos Advogados do Brasil”, finalizou.

Por Eder Bruno, Vermelho SP.