Onda vermelha tomou conta do Brasil neste sábado, 13 de setembro

Eventos realizados no sábado (13) em todo o país demonstraram a força da militância que quer ver o Brasil avançar mais. Na Bahia, foram realizadas atividades em Salvador – Barra, Liberdade e Itapuã –, Feira de Santana e Valença. O agita 13 se fez presente também em outros estados, a exemplo de Minas Gerais. Em Nova Lima, na Grande BH, a presidente Dilma participou de ato pelo Dia Nacional de Promoção da Igualdade Racial, com a secretária nacional de combate ao racismo do PCdoB, Olívia Santana.

Durante o evento, Dilma apresentou seus 13 compromissos com o segmento, documento desenvolvido em parceria com diversos movimentos sociais, destacou as políticas públicas e as ações de governo e programas sociais em defesa dos menos favorecidos instaurados no Brasil nos últimos 12 anos, responsáveis por tirar milhões de pessoas da miséria.

Foram também contadas muitas histórias de vítimas do descaso do governo com os negros e pobres, a exemplo da própria comunista, que constatou que, se existisse Bolsa Família na época em que mãe dela vivia na miséria, talvez os seus irmãos estivessem vivos. A fala forte de Olívia emocionou não só a presidente, mas a todos os presentes. Isso porque as palavras dela representavam muita gente ali.

Dilma destacou que, mesmo após o fim, a escravidão deixou no país sua marca em forma de hierarquia perversa, que ainda existe: a exclusão social combinada com a exclusão racial, e citou alguns programas dos quais disse se orgulhar. Entre estes: o fato de Bolsa Família atender em sua grande maioria mulheres e pessoas predominantemente negras; o Pronatec, no qual mais de 70% dos 8 milhões de matrículas são de negros; a maioria dos beneficiados pelo ProUni é de negros. A presidente ainda complementou: “graças ao sistema de cotas, as universidades, que antes eram brancas, agora têm a cor do Brasil".

Olívia Santana ratificou as palavras de Dilma e afirmou que estes são uns dos bons motivos pelos quais os negros devem garantir a sua reeleição. “Pelo Bolsa Família, que reduziu em 17% a mortalidade infantil e tirou milhões de famílias negras da miséria extrema, pelo Minha Casa Minha Vida, que deu teto para milhões de famílias, e pela coragem que ela teve de implantar o Mais Médicos, levando a Ciência para salvar vidas de quem mais precisa, além das políticas de ação afirmativa".

Tudo isso, e mais as cotas nas universidades e no serviço público, é exemplo da larga mudança que o país vive desde 2003. Embora ainda haja muito a ser feito pela educação e pela saúde e contra a violência aos jovens negros.

De Salvador,
Maiana Brito, com agências